Site icon Jornal A Nação

Escola das Artes da Católica do Porto recebe Manthia Diawara para debater sobre cinema e a diáspora negra

Manthia Diawara, professor de estudos africanos e literatura comparada na New York University (NYU), é o próximo convidado do ciclo de aulas abertas da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Em formato mesa-redonda, a aula aberta conta com a participação do alemão Ulrich Bauer e vai decorrer no dia 17 de março, às 18h30, em modo presencial aberto aos estudantes e a toda a comunidade.

“Todos os anos, a Escola das Artes da Universidade Católica debruça-se sobre os temas de maior relevância em torno das práticas artísticas contemporâneas. Nestas sessões públicas abertas à comunidade, os nossos estudantes entram em contacto com artistas, curadores e pensadores que estão na vanguarda das suas respetivas áreas”, afirma o professor Daniel Ribas, coordenador do mestrado em Cinema da Escola das Artes, acrescentando, “a conversa entre Manthia Diawara e Ulrich Bauer irá centrar-se nas propostas do académico africano sobre as formas descoloniais de olhar o mundo, que também estão presentes nos filmes realizados por Diawara e que são projetados na EA durante as próximas sessões do Cineclube”.

Natural do Mali, Manthia Diawara estudou em França e nos Estados Unidos. É professor de estudos africanos e literatura comparada na New York University (NYU) e lecionou na University of California em Santa Bárbara e na University of Pennsylvania. É autor de obras como: We Won’t Budge: An African Exile in the World (Basic Civitas Books, 2003); Black-American Cinema: Aesthetics and Spectatorship (ed. Routledge, 1993); African Cinema: Politics and Culture (Indiana University Press, 1992); e In Search of Africa (Harvard University Press, 1998). Também colaborou com Ngûgî wa Thiong’o na realização do documentário Sembene Ousmane: The Making of the African Cinema, e dirigiu o documentário Rouch in Reverse, produzido na Alemanha.

O programa das Aulas Abertas 2022 da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto integra artistas, investigadores e ativistas de áreas e contextos distintos. Os encontros têm como objetivo contribuir para os debates contemporâneos que circundam as práticas artísticas e o pensamento crítico.

As aulas abertas arrancaram no mês de fevereiro e, além de Manthia Diawara, os outros nomes já confirmados são Ângela Ferreira (21 de abril), Rosangela Rennó (28 de abril), Filipa Lowndes Vicente (12 de maio), Jessica Sarah Rinland (19 de maio) e Marinho de Pina (26 de maio).

As Aulas Abertas são de entrada gratuita e realizam-se às quintas-feiras (18h30), entre fevereiro e maio de 2022, no Auditório Ilídio Pinho na Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa.

Durante as próximas terças-feiras de março (15, 22 e 29), serão projetados, em sessões regulares do Cineclube EA, quatro filmes realizados por Manthia Diawara, em cópias digitais legendadas em inglês.

Para mais informações sobre todos as sessões e artistas convidados, consulte:

https://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/aula-aberta-manthia-diawara

Imagem: UCP.

Exit mobile version