Site icon Jornal A Nação

Detido grupo responsável por roubos na área de Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, conseguiu desmantelar um grupo criminoso que se dedicava à prática de roubos. Este grupo tinha como alvos preferenciais jovens e operavam, maioritariamente, em Lisboa e na Amadora.

Após rececionar uma comunicação que dava conta de um grupo constituído por três suspeitos que acabara de efetuar dois roubos na zona de Carnide, os Polícias dirigiram-se de imediato para as imediações. Rapidamente, detetaram os jovens com as caraterísticas dadas, tendo abordado os mesmos. Da abordagem, foi possível verificar que se encontravam na posse dos bens que haviam sido roubados, aos três lesados dos dois roubos. Foi, a partir desse momento, dada voz de detenção ao grupo.

Realizadas diligências investigatórias, foi possível apurar que o primeiro roubo aconteceu junto ao Centro Comercial Colombo, onde através da ameaça de força física, o grupo apoderou-se do telefone do primeiro lesado. O grupo criminoso continuou a percorrer as artérias adjacentes, acabando por lesar outros dois jovens, já na Estrada da Luz, onde, para além dos telefones, foram ainda subtraídos dinheiro e cartões pessoais, tendo os suspeitos abandonado as vítimas, após as humilharem e aterrorizarem.

Durante a abordagem foi, ainda, possível à PSP recuperar um outro telefone que constava como roubado numa situação na Amadora. Foi efetuado um reconhecimento pessoal onde este outro lesado reconheceu sem quaisquer dúvidas um dos suspeitos como o autor do seu roubo. Foi-lhe devolvido de imediato o seu telefone.

O grupo, agora desmantelado, era extremamente organizado e concertado, tendo os seus elementos funções definidas durante o ilícito criminal. Para além disto, obrigavam as vítimas a ceder os seus códigos de segurança, de forma a desbloquear os materiais informáticos.

Os detidos, uma mulher e dois homens, foram presentes ao DIAP de Lisboa, para primeiro interrogatório de arguido detido, tendo a mulher ficado em prisão preventiva e os restantes com apresentações diárias na Esquadra da sua residência.

“A PSP permanecerá atenta a estes grupos criminosos, atuando de forma implacável para preservar o sentimento de segurança dos nossos concidadãos”, sublinha.

Foto: DR.

Exit mobile version