Site icon Jornal A Nação

Ciclo de mediação cultural e formação “a | três | tempos” inicia a dia 1 de abril

O ciclo “a | três | tempos” foi pensado e organizado pelo teatroàfaca para o Avenidas – um teatro em cada bairro e pretende levar para o Bairro do Rego três abordagens diferentes de lidar com o tempo em quem fez, faz, ou fará teatro, três formas de pensar o trabalho feito para a cena, durante três meses.

“a | três | tempos” combina o passado do texto, através de textos dramatúrgicos já escritos, e para aquele espaço invocados; o presente da cena, procurando a manutenção de todos os intérpretes que compõem a classe teatral; e o futuro da escrita, ao abrir a porta da escrita para palco, que serve para ser dita, a um grupo de novos dramaturgos. 

Para participar em qualquer uma destas atividades, a organização disponibiliza formulários, que deixamos aqui.

As iniciativas são as seguintes:

– Laboratório de escrita dramatúrgica – a | seu | tempo – futuro- quinzenalmente, aos sábados, a partir de dia 6 de abril

Este Laboratório, com periodicidade quinzenal, centrar-se-á na construção de um texto dramatúrgico, desde a contextualização histórica da escrita para a cena ao seu planeamento e execução. É o objetivo deste Laboratório que, ao fim dos três meses, entre trabalho feito em sessões de trabalho e fora das mesmas, todos os participantes tenham criado uma primeira versão de um texto para a cena. A participação no estúdio poderá ser feita por amantes da escrita e de teatro, intérpretes-criadores à procura de linhas para a criação de um próximo texto para a cena, ou entusiastas pela escrita para a cena, procurando formar um grupo heterogéneo e inclusivo.

Formulário para inscrição

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdro9uUyOY-8gfSsH-Tz43InJi_DqZnyTwUKuDiqCjZ3TfJuQ/viewform

– Estúdio de Manutenção do Ator- neste | tempo | presente – semanalmente, à segunda-feira, a partir de dia 1 de abril

Na procura de aprimoração do seu trabalho, um intérprete de palco deverá fazer a manutenção das ferramentas que tem ao seu dispor e com as quais exerce a sua profissão. Como um músculo, estes componentes precisam de ser mantidos, exercitados e levados aos seus limites, de forma a chegar cada vez mais longe, e a melhorar as suas capacidades. Dado à realidade precária do trabalho de intérprete de teatro, poderá ser difícil fazer essa manutenção de forma regular. Assim, criámos um espaço onde intérpretes de teatro poderão, de forma gratuita e semanal, manter a qualidade do seu trabalho e da sua técnica, através de um estúdio onde surgirá o desafio regular de apresentar cenas a pares, monólogos ou solilóquios, trabalhados ao longo das semanas de participação, e dirigidos ao vivo, durante as sessões de estúdio. A participação no estúdio poderá ser feita por atores e atrizes integrados no mercado de trabalho, recém-formados, entre trabalhos, ou que tenham abandonado a prática e queiram voltar, procurando formar um grupo heterogéneo e rotativo.

Formulário para inscrição

https://docs.google.com/forms/u/2/d/e/1FAIpQLSfef70FOMq3fygjeZw5fYEIjC2U_5UztqUX5bspoOgEDWGpbg/viewform?usp=send_form

– Dramaturgia Lusófona Contemporânea – aquele | tempo | passado- 6 de abril, 4 de maio e 1 de junho

Neste ciclo de leituras procuramos encontrar um espaço de partilha de textos dramatúrgicos lusófonos através da voz dos atores que os interpretam. Não sendo a leitura de textos para teatro uma iniciativa nova, ou sequer pouco comum, queremos que este seja um espaço dedicado exclusivamente aos textos que procurem levar mais longe a escrita para teatro em português. A este ciclo, que contará com os textos Se eu vivesse tu morrias, de Miguel Castro Caldas, na primeira sessão e Longe, de Raquel S., na segunda sessão, juntar-se-á um terceiro texto escolhido por Open Call.

Formulário para Open Call

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTbS7zkt6OF7fmgbkrI2h_FwZOnV9Epcv8Yega7T0quN7f1g/viewform

Foto

Exit mobile version