Site icon Jornal A Nação

Christian Hasselstrom vence 6ª edição do EDIGMA Semibreve Award

O artista dinamarquês Christian Skjødt Hasselstrøm é o grande vencedor da edição deste ano do EDIGMA Semibreve Award, com a instalação sonora RADAR L/410A. A instalação sonora explora a relação entre tecnologia, o ser humano e o contexto físico no qual se encontra.

A EDIGMA, em parceria com o festival Semibreve, dedicado à música eletrónica e à arte sonora, distingue anualmente nomes da Cultura e da Arte Digital, que se destaquem na criação de obras artísticas digitais que explorem a interatividade, o som e a imagem.

Para Miguel Oliveira, CEO da EDIGMA, empresa líder na implementação de projetos interativos e de digital signage, “criar experiências que combinam o mundo físico e digital tendo sempre presente a criatividade como agente da transformação é um talento merecedor de reconhecimento. A associação da empresa a este prémio nasce de forma natural e inerente aos seus valores e características identitárias e, em última instância, pretende ser impulsionador da conceção de realidades futuras”.

Miguel Oliveira afirma, ainda, que “a EDIGMA vai continuar a apostar nos 4 pilares essenciais no desenvolvimento de experiências: a arte, a cultura, o conhecimento e a tecnologia”, eixos que se alinham com o EDIGMA Semibreve Scholar, recentemente criado para os alunos do ensino superior, com o propósito de estimular a criação artística no domínio da inserção entre a arte e a tecnologia no público mais jovem.

Agora na sua sexta edição, o EDIGMA Semibreve Award, já distinguiu vencedores como Junya Oikawa (JP) – 2016, Adam Basanta (CA) & Gil Delindro (PT) – 2017, Elias Merino (ES) & Tadej Droljc (SI) – 2018, Andreas Lutz (DE) – 2019, Merani Schilcher & Vinzenz Aubry (DE) – 2020.

Christian Skjødt Hasselstrøm e o RADAR L/410ª

A instalação sonora RADAR L/410A explora a relação entre a tecnologia, o ser humano e o meio envolvente. A tecnologia tradicional do radar é analisada numa perspetiva de dentro para fora. O sinal de radar, que normalmente alcança amplas extensões de mar e terra, limita-se ao espaço fechado do local, onde o radar Doppler, especialmente desenvolvido, converte esse interior diretamente em som num movimento rotativo contínuo.

RADAR L/410ª (Foto: DR)

Ao longo do seu percurso, o artista Christian Skjødt Hasselstrøm trabalha a intersecção do som, da arte visual e da ciência. Como artista e compositor, pretende desafiar a perceção sensorial e as suas limitações. Em trabalhos por norma específicos de cada local, Skjødt Hasselstrøm cria instalações e ambientes imersivos gerados por sistemas autónomos. As suas obras acabam por se traduzir em manifestações e testemunhos do que o ser humano não é capaz de perceber.

A instalação RADAR L/410A está exposta na 11ª edição do festival Semibreve, em Braga, entre 28 e 31 de outubro.

A EDIGMA é uma empresa portuguesa com 15 anos de atividade, assumindo-se como líder no desenvolvimento e implementação de experiências interativas, gestão de atendimento e digital signage, intervindo em todas as etapas do projeto, do desenvolvimento à instalação, assegurando apoio técnico, permanente e especializado.

Esta oferta integrada reflete-se na fiabilidade das suas soluções e traduz-se numa mais valia garantida para clientes e parceiros.

Em suma, a EDIGMA cria experiências que combinam o espaço físico com o espaço digital e que, em última análise, se traduzem em melhores experiências humanas.

Fotos: DR.

Exit mobile version