Site icon Jornal A Nação

Centro de Alto Rendimento recebe estágio de voleibol de praia

Nem o tempo invernoso, que ‘finalmente’ parece ter assolado o País, demove as atletas de Voleibol de Praia de quererem continuar a trilhar o seu caminho, por vezes árduo, de preparação no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol, localizado em Cortegaça, freguesia do município de Ovar.

Sempre em atividade no CARVP, a Seleção Nacional de Seniores Femininos, constituída por Beatriz Pinheiro e Inês Castro, vai realizar, brevemente, um estágio com atletas estrangeiras.

Uma dupla sui generis já que mistura a irreverente juventude de uma atleta, a britânica Katie Keefe, de 19 anos – 9º lugar na última edição do Campeonato da Europa de Sub-20 –, com a experiência de outra, a italiana Giulia Rastelli, de 32 anos, jogadora de Voleibol de Praia, mas que também atua no Polonia SideOut London, equipa do campeonato inglês de Voleibol indoor.

Um momento importante para aferir, entre outros aspetos, a evolução dos atletas portugueses, tal como já tinha acontecido em estágios anteriores das seleções nacionais com duplas de Israel, Venezuela, Inglaterra e Paraguai.

A relevância do estágio, a realizar entre os dias 20 a 24 (de domingo a quinta-feira), é salientada pelo Selecionador Nacional, Ricardo Rocha: “Estes training camps nesta altura em que preparamos a época de 2023 são importantes principalmente para termos volume de jogo no treino e conseguirmos aferir o nível de jogo em que estamos, pontos fortes e fracos que temos de trabalhar nos próximos meses“.

Conscientes da mais-valia que constitui um momento destes, as próprias atletas mostram-se ansiosas com o intercâmbio desportivo: “Estamos muito entusiasmadas com o estágio. Como não estamos numa altura de competições, este tipo de momentos é muito bom para nós, pois ajuda-nos a começar a ganhar um certo ritmo de jogo, o que não é possível quando treinamos sozinhas“, salienta Beatriz Pinheiro, com Inês Castro a concluir que “encontramo-nos num período de preparação e fazer este tipo de estágios é ótimo para a nossa evolução e também para percebermos em que nível nos encontramos, o que nos ajuda a desenvolver as condições necessárias para uma boa participação nas futuras competições“.

Giulia Rastelli e Katie Keefe vão estagiar no CARVP – Cortegaça

O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol é uma instalação desportiva dotada das melhores condições para a prática do Voleibol de Praia, que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem do Campeonato de Veteranos 2022 e estágios das duplas de Israel, Venezuela, Inglaterra ou Paraguai e etapas do circuito internacional de Voleibol de Praia.

O CARVP, que já estava a ser utilizado como base logística dos treinos de observação inseridos no processo de captação e deteção de talentos no Voleibol de Praia e na organização de provas nacionais e internacionais, continua a alargar a sua influência e, simultaneamente, a permitir a utilização das suas instalações por parte de outros interessados.

Deste modo, a FPV promove a realização de treinos abertos para captação de atletas com vista a municiar as Seleções Nacionais de Voleibol de Praia (atletas devidamente filiados na FPV), ao mesmo tempo que disponibiliza horários para treinos, abertos à comunidade em geral, no Pavilhão Gimnodesportivo de Cortegaça.

O CARVP, que acolheu a realização de uma etapa do Circuito Mundial em 2021 na sua estreia a nível internacional, continua a merecer a confiança e o interesse dos organismos que regem a modalidade a nível planetário e acolheu, em agosto deste ano, uma etapa do Volleyball World Beach Pro Tour: o Beach Pro Tour Cortegaça Futures.

Foto: FPV.

Exit mobile version