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Cabaz de produtos não alimentares sobe quase 3 euros em janeiro

O preço de um cabaz de produtos não alimentares encareceu 2,57€ no início do ano, o que corresponde a uma subida de 1,01%, revela uma análise do comparador de preços KuantoKusta à variação de preços de artigos de compra recorrente entre 8 de dezembro do ano passado e 4 de janeiro de 2023.

Na quinzena de 8 a 20 de dezembro, o cabaz de produtos não alimentares analisado pelo KuantoKusta custava, em média, 253.95€, sendo que na quinzena seguinte, os preços a que os mesmos produtos foram vendidos subiram cerca de 1%, para 256.52€.

O estudo do maior comparador de preços em Portugal incluiu produtos de compra recorrente de higiene pessoal, cuidados do cabelo, cuidados do corpo, depilação, cuidados da barba e alimentação para animais.

Os artigos que registaram as maiores subidas de preço médio neste período foram o champô, de 12,18 € para 12,88€ (+5,75%), a lâmina de depilação para mulher, de 8,60€ para 9,05€ (+5,23%), o gel de banho, de 17,36 € para 18,02€ (+3,8%) e a pasta de dentes, de 6,64€ para 6,85€ (+ 3,16%).

As únicas descidas de preço identificadas pelo KuantoKusta foram no protetor solar, de 22,08€ para 21,13€ (-3,80%), e na máscara para o cabelo, de 19,50€ para 19,47€ (-0,15%). Além disso, o desodorizante para homem manteve o preço de 10,60€.

“Verificamos que, na reta final do ano de 2022 e início de 2023, houve uma oscilação global dos preços. No cabaz em análise, a tendência foi de subida na generalidade dos produtos analisados. Ainda que sejam valores baixos, quando analisados em conjunto representam um peso adicional para as famílias portuguesas”, explica Ricardo Pereira, diretor de marketing do KuantoKusta.

Apesar do recuo na inflação registado em dezembro, o mesmo responsável alerta os consumidores para que estejam atentos aos preços e promoções praticados pelas lojas, já que os frequentes aumentos do último ano baralharam a perceção dos preços que os portugueses tinham.

“É importante estar atento às oscilações de preço e comparar para identificar oportunidades de poupança. Em alguns casos, vale a pena comprar em quantidades, como por exemplo nas rações para animais: normalmente as embalagens maiores apresentam um preço por quilo mais baixo”, destaca Ricardo Pereira

Produtos para bebés com descida marginal de preço (-0,29%)

O KuantoKusta analisou, ainda, um cabaz de produtos para cuidados de higiene e alimentação para bebés (0-1 anos), tendo sido comparados os preços de 12 artigos no período entre 21 de dezembro e 4 de janeiro.

Esta seleção de produtos custava 144,64€ a 4 de janeiro, uma descida de apenas 0,42€ (-0,29%) relativamente aos 145,06€ que o mesmo cabaz custava a 21 de dezembro.

As maiores descidas de preços verificaram-se no creme hidratante (-7,96%), nas toalhitas (-3,19%) e no creme lavante (-2,09%), e em sentido inverso, destacaram-se as subidas de preço no iogurte (+11,19%), na escova e pasta de dentes (+8,97%) e nas chupetas (+2,61%).

O comprador de preços revela, ainda, que, quando comparado com os preços praticados a 30 de outubro, o cabaz está 0,39% mais caro.

“Apesar de verificarmos, em janeiro, que muitas marcas e retalhistas estão a fazer campanhas dedicadas a produtos para bebés e puericultura, o peso destas é pouco expressivo no cabaz analisado e no total gasto pelos consumidores, pelo que é importante estar atento ao histórico de preços e procurar as oportunidades mais baratas, que nem sempre estão alinhadas com os descontos prometidos pelas lojas”, alerta Ricardo Pereira.

Para o cabaz referido foram selecionados artigos de elevada procura: fraldas, toalhitas, chupetas, creme muda fraldas, estojo de higiene, leite lactente, papa, iogurte, cremes, escova e pasta de dentes.

Foto: DR.

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