Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Programa RISEe com “resultados prometedores”

O balanço da implementação do Programa RISEe, promovido pelo Município de Barcelos, é “bastante positivo e prometedor”, sublinha o mesmo. Os resultados e o impacto na vida letiva dos alunos, desde o pré-escolar até ao 4º ano do 1º ciclo, neste primeiro ano de implementação desta iniciativa, foram apresentados ontem, em sessão pública, que contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e de Miguel Borges, consultor externo científico do programa RISEe.

Para a vereadora da Educação, a implementação deste programa “foi um risco que valeu muito a pena, um passo muito arrojado, mas os resultados estão à vista”, acreditando que “os bons resultados apresentados se prolongarão a médio prazo, ao longo da vida escolar destes alunos”.

Por seu lado, Miguel Borges frisou que o Programa RISEe teve “um impacto tremendo na literacia das crianças”, assegurando que esses resultados também se ficaram a dever à “forte adesão dos professores e ao envolvimento da comunidade”. 

Aquele consultor externo deu o exemplo do “Hocus-Pocus”, programa de promoção da leitura, que abrangeu 354 turmas e cerca de 3.700 alunos, desde o pré-escolar até ao 4º ano do 1º ciclo, e no decorrer do qual foram desenvolvidas técnicas destinadas ao conhecimento das letras, da leitura, da segmentação silábica, fonética, entre outros.

Referindo-se ao 1º ano do ensino básico, num universo de 690 alunos, 534 passaram a ter um perfil de bom ou muito bom na leitura de palavras, o que significa que cerca de 60% destes alunos vão atingir o perfil de excelência quando chegarem ao 4º ano do ensino básico.

Outro dos exemplos em destaque é o caso dos alunos que frequentaram o 3º ano, crianças que passaram o 1º ano em confinamento devido à COVID-19, e que tinham bastantes dificuldades dado o seu histórico letivo. Ora, com a implementação deste programa, essas crianças conseguiram recuperar e atingir níveis de excelência, havendo uma grande recuperação de aprendizagem na área da leitura.

Segundo Miguel Borges, consultor externo científico do RISEe, “este programa atingiu cerca de 75% de sucesso, tendo, portanto, um balanço extremamente positivo”, enaltecendo que não há nenhum município em Portugal “que tenha arriscado tanto e chegado a tantos alunos como Barcelos”.

O programa RISEe é para manter em 2023/2024, com melhorias e adaptações, de forma a responder às necessidades da comunidade escolar. 

RISEe – Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade é um programa composto por uma equipa de psicólogos e terapeutas da fala que pretende capacitar as escolas através dos docentes, tendo como objetivos promover a literacia emergente, e a leitura e escrita para alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

A Câmara Municipal de Barcelos “pretende, com a implementação deste projeto ambicioso e inovador, que tem como principais objetivos enquadrar as políticas educativas do Município, promover sinergias entre as diferentes áreas e, sobretudo, proporcionar condições e apoio para que a oferta educativa no concelho se apresente numa posição de charneira no que concerne ao cumprimento da agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirma.

“A implementação deste programa em momento ou ação alguma interferirá na autonomia das escolas, respeitando-as, como não poderia deixar de ser, num processo democrático e participativo. Pretende construir-se como uma parceria privilegiada na prossecução da agenda 2030 para a educação, tendo as escolas e outras organizações parceiras o papel de participação na coconstrução de todas as intervenções”, conclui.

Foto: CMB.

Exit mobile version