Site icon Jornal A Nação

Barcelos assinala 94 anos de elevação a cidade

“Uma Terra, uma Cidade, um Concelho são o fruto das suas elites, mas são também, e primordialmente, o resultado de gerações de pessoas, mais ou menos anónimas, que, no seu conjunto, construíram e vão continuar a construir o tecido social, económico e cultural das suas terras; neste caso, da nossa Cidade e do nosso Concelho. Por isso mesmo, e num dia em que homenageamos alguns ilustres barcelenses, o meu primeiro reconhecimento vai, com todo o mérito e honra, para o Povo de Barcelos!” Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, realçou a importância de todos os barcelenses na construção e desenvolvimento da Cidade e do Concelho, quando discursava no encerramento da sessão solene comemorativa do 94º aniversário de elevação de Barcelos à categoria da Cidade.

Numa cerimónia repleta de significado, que abriu com um momento musical ao piano pela professora Eugénia Moura e teve como enquadramento uma conferência proferida pelo arqueólogo Cláudio Brochado, subordinada ao tema: “Barcelos – Uma Visão Histórica da Elevação a Cidade”, Mário Constantino aproveitou a ocasião para saudar “sem exceção, os protagonistas políticos que pensaram e geriram a cidade, que todos eles terão querido o melhor para Barcelos.”. Para o presidente da Câmara, “a cidade e o concelho, de que tanto nos orgulhamos, é fruto dessa grande construção coletiva, que junta vontade, força, coragem, empenho, criatividade e trabalho, muito trabalho”.

Autarca faz balanço positivo dos primeiros dez meses de mandato

Mário Constantino Lopes aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço dos seus primeiros dez meses de mandato. Afirmando que o trabalho do novo Executivo está a cumprir os compromissos assumidos na campanha eleitoral, o edil assegurou que “apesar das dificuldades que fomos encontrando no caminho, o balanço que fazemos é bastante positivo”.  Assim, referiu o autarca, já é possível “descarregar do caderno de encargos”, algumas das promessas realizadas, salientando o lançamento do Programa Novos Caminhos, que visa erradicar de vez com os caminhos em terra batida, o lançamento da empreitada de requalificação da Estrada 505, que liga Barcelinhos às Carvalhas, “um velho e justo anseio das populações, e cuja obra arranca já no início de setembro” e o ultimar do processo “que levará ao lançamento do concurso público internacional para o fecho da Circular Urbana, outra das obras eternamente adiadas”.

Mário Constantino (Foto: CMB)

No setor da Educação, o presidente da Câmara confirmou que “já foi retirado o amianto nas coberturas de 16 edifícios escolares” e anunciou que, no início do ano letivo, a Câmara Municipal vai colocar à disposição de todos os alunos do 9º ao 12º ano, “uma ferramenta – a chamada Escola Digital – plataforma que o Município adquiriu, que permite acesso livre dos alunos a manuais, testes e outros conteúdos educacionais. Desta forma, os nossos jovens passam a dispor de melhores condições para que tenham sucesso educativo, e ficam em pé de igualdade com o que de melhor já existe no ensino”, enfatizou.

Município vai fechar aquisição de terrenos para o novo hospital

Prosseguindo no balanço do trabalho feito, Mário Constantino destacou “a prestação de serviços para a limpeza de infestantes do Rio, e a futura adjudicação da empreitada de construção dos Passadiços do Cávado”. Mas foi na área da saúde que o edil deu uma das melhores novidades à plateia que lotou o auditório municipal, ao anunciar: “muito em breve, fecharemos a aquisição dos terrenos para a construção do Novo Hospital de Barcelos, numa demonstração e sinal claro ao Governo de que não abdicaremos desse tão importante e necessário equipamento de Saúde”.

O autarca lembrou, também, que no setor da Ação Social, o município triplicou o apoio às famílias carenciadas na compra de medicamentos e atualizou os limites dos valores de renda de casa, “possibilitando que mais agregados familiares possam aceder a esses apoios”. Entretanto, “prossegue o processo que levará ao investimento de 16 milhões de euros, em habitação social, dando cumprimento ao 1º Direito, no âmbito do protocolo que assinamos com o IRHU, uma iniciativa vinda do Executivo anterior e que nós estamos a implementar”.

No Desporto também houve boas notícias: “deve iniciar, ainda este ano, a obra de construção de dois relvados junto ao estádio Cidade de Barcelos”; e durante o mês de setembro será inaugurado o pavilhão polidesportivo de Adães, “após obras de beneficiação, já que, depois de construído, esteve, lamentavelmente, fechado e a degradar-se mais de 12 anos”.

As Juntas de Freguesia são parceiros privilegiados do Município desde a primeira hora

Perante uma plateia onde estavam muitos presidentes de Junta de Freguesia, Mário Constantino assegurou que os autarcas locais são parceiros privilegiados do Município. O autarca realçou que, tal como havia sido prometido, foram aumentadas “as comparticipações financeiras às Juntas, sendo que, agora, a relação Município/Autarquias locais é regulada por contratos interadministrativos, que resultam numa completa transparência processual”.

Ao nível do Urbanismo, o presidente da Câmara afirmou que é intenção do Município “concluir o mais rapidamente possível, a revisão do PDM, pese embora os atrasos que se verificaram e o curto espaço de tempo que este Executivo teve para intervir no processo”. Por outro lado, Mário Constantino salientou que nunca como agora “estão a entrar tantos pedidos de processos de loteamento e construção, um bom sinal do dinamismo económico do setor, e que já nos obrigou a lançar concurso público de recrutamento de mais recursos humanos”.

As cerimónias das comemorações dos 94 anos de elevação de Barcelos a Cidade encerraram com um concerto da Orquestra do Distrito de Braga, no largo Dr. José Novais.

Fotos: CMB.

Exit mobile version