Site icon Jornal A Nação

AYR.ID do CEiiA é a ideia de €1M depois de vencer maior prémio de apoio à inovação em Portugal

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) revelou o vencedor da 4ª edição do Prémio IN3+, o maior prémio de apoio à inovação e investigação nacional no valor de €1M e a ideia vencedora foi a AYR.ID – Identidade climática digital, apresentada pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.

A AYR.ID – Identidade climática digital, visa a criação da identidade climática digital do cidadão como resposta à necessidade urgente de implementação de medidas inovadoras na área de sustentabilidade e terá como caso de aplicação o maior evento desportivo do planeta.

Com a AYR.ID reforça-se a importância de dar visibilidade efetiva ao contributo de cada um no combate às alterações climáticas. Através do Número de Identificação Climático (NIC), indexa-se a dimensão da ‘sustentabilidade’ do dia-a-dia das pessoas à sua identidade digital.

A tecnologia que suporte o AYR.ID surgiu num projeto piloto com a Uber, tem sido testada em várias cidades no mundo e foi já várias vezes distinguida internacionalmente, nomeadamente, pela iniciativa New European Bauhaus e no Impact Challange on Climate da Google.

Para José Rui Felizardo, Fundador e CEO do CEiiA, “Tem sido mais fácil sermos reconhecidos internacionalmente do que no nosso país. Considero, por isso, esta iniciativa da Casa da Moeda muito importante na promoção de uma cultura de mérito em Portugal, permitindo destacar o que melhor se faz no país, como comprovam os projetos finalistas desta edição”.

O Prémio IN3+ é uma iniciativa da INCM, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação e com o Alto-Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.

Com esta 4ª edição, a INCM levou mais longe a capacidade de todos os setores da economia, investigação e academia para a formulação de novas ideias, e consolidou uma pegada no cenário de inovação nacional, somando mais de 215 candidaturas recebidas que envolveram mais de 700 participantes de todos os quadrantes – investigação, desenvolvimento, investimento, empreendedorismo, tecnologia – e mais de 70 entidades de todos os setores. Um total de 11 Projetos contaram já com um apoio superior a 9 milhões de euros de investimento em I&I.

O que é o Prémio IN3+?

Trata-se do maior prémio de apoio e promoção da investigação e inovação em Portugal. Contando já com a sua 4ª edição, assume-se como uma plataforma de research, desenvolvimento e conhecimento promovida pela INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda. Tem como objetivo apoiar a criação de novas ideias, nacionais e internacionais, dentro da Rede Inovação INCM, uma rede alargada de parceiros que estabelece a ponte entre a realidade empresarial e o conhecimento da academia.

O Prémio IN3+ conta com 1 Milhão de euros para apoiar as ideias e projetos selecionados.

Para quem é?

O Prémio IN3+ é um desafio lançado a todos os investigadores, empreendedores, centros de investigação, universidades e empresas ou startups, nacionais e internacionais, que fazem parte da Rede Inovação INCM. Nesta 4ª edição a INCM conta com 1 Milhão de euros para apoiar as ideias e projetos vencedores.

A adesão à Rede Inovação INCM é gratuita e pode ser proposta online por todas as entidades públicas ou privadas, que desejem colaborar no desenvolvimento de projetos de I&D e soluções inovadoras.

Foto: DR.

Exit mobile version