Site icon Jornal A Nação

Associação McV ajuda os imigrantes e refugiados a usar as aplicações de telemóvel

Do Idoso ao Imigrante. Após a implementação do projeto “Idoso Conectado” realizado em parceria com as Juntas de Freguesias de Braga, a Associação Mobilizar com Valores (McV) abre as inscrições para o “Imigrante Conectado”. Serão seis sessões com duas horas de duração ao longo de sete semanas, a partir de 18 de outubro até 29 de novembro, na sede da Associação (Rua do Caires, 328, sala 28 Maximinos). Esta iniciativa tem como objetivo ajudar imigrantes e refugiados a aprender e a praticar o uso das aplicações de telemóvel portuguesas. Esta atividade pretende ajudar na inclusão digital dos participantes sem custos para os mesmos.

A equipa a realizar as sessões teóricas conta com um professor universitário na área de TI e engenheiro de computação, o voluntário Sérgio Rodrigues, assim como mentores competentes no uso de telemóveis. As aplicações a serem exploradas nestas sessões serão SNS 24, Chave Móvel Digital, e-Fatura, MBWay, Multibanco, Apps das Finanças e Segurança Social, Apps de supermercados e vários outros recursos que poderão facilitar a adaptação e a integração dos estrangeiros aos serviços disponibilizados pelo governo português e por outras instituições.

O Coordenador do Projeto “Imigrante Conectado”, Ricardo Figueiredo, Diretor Executivo da McV entende que o imigrante ao passar a residir em Portugal desconhece as aplicações nos smartphones que podem lhes ser úteis, e mesmo essenciais, para a sua integração na sociedade portuguesa. Daí a enorme importância desse Projeto. Já a Presidente da Associação McV, Cibelli Almeida, destaca a necessidade de os imigrantes aprenderem a utilizar as aplicações assim que chegarem ao país, pois os ajudarão a serem mais autónomos, além de preveni-los contra os possíveis golpes contra eles.

Esta iniciativa trata-se de uma das variadas ações no âmbito do Programa +INTEGRAÇÃO, concebido pela McV, que procede as demais planeadas para este ano.

A abrangência deste projeto depende de possíveis apoios de empresas de TI e de telecomunicações, que se sensibilizem para se juntarem ao apoio à comunidade dos estrangeiros residentes em Portugal.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do link: https://bit.ly/imigranteconectado

Para outras informações contatar a Associação McV por telefone 253 073 936 ou por e-mail mobilizarcomvalores2020@gmail.com.

Imagem: McV.

Exit mobile version