Site icon Jornal A Nação

Ansião: Autarquia homenageia Dr. Travassos, o “Médico do Povo”

O Município de Ansião prestou uma especial homenagem ao Dr. Fernando Travassos no dia em que completaria 100 anos de vida.

No dia 1 de fevereiro, algumas iniciativas foram levadas a cabo para assinalar o centenário do Dr. Travassos, o “médico do povo” ansianense, defensor das tradições e apoiante da força associativa do concelho que o acolheu e onde desenvolveu a sua carreira profissional e um exemplar humanista que perdurará na memória de todos quantos tiveram o privilégio de com ele partilhar alguns momentos.

A partir das 10h30, o Consultório da Memória, inaugurado em 2019, abriu as suas portas, no âmbito do “Dia Aberto”, para receber todos os que quiseram visitar e revisitar o espaço de perpetuação da atividade clínica desta figura ímpar que, não sendo originária do concelho, nele escolheu viver desde 1949 e morrer, em 2018.

No período da tarde, teve lugar, no Auditório da Câmara Municipal, o Colóquio “Dr. Travassos, O Médico do Povo”, no qual marcou presença a Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e alguns membros da comunidade para dar o seu testemunho relativo ao contacto que tiveram com este ser que se tornou lendário. As diversas participações tiveram em comum a manifestação da admiração e do carinho que o médico colheu na comunidade que escolheu como sua.

Este foi, também, um momento para o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, dirigir algumas palavras de apreço a todos os profissionais de saúde que, nos últimos dois anos, têm tido um papel preponderante na luta contra a pandemia que nos assola. Também Rosa Reis Marques referiu ser aquele um momento para celebrar a esperança num futuro mais risonho e saudável que o presente e o passado mais recente.

Seguiu-se a inauguração do busto do Dr. Fernando Travassos, da autoria do escultor Pedro Figueiredo, outrora aluno do ansianense Fernando Freire, cerimónia que finalizou com a atuação da Cantata do Rancho Típico de Alvorge, coletividade de que o médico foi o primeiro membro honorário.

O local escolhido para a implantação do busto, junto à Praça do Município, foi aquele que, no dia da inauguração do espaço dedicado ao seu espólio, 10 de agosto de 2019, acolheu a “Oliveira SNS”, plantada numa parceria entre o Município de Ansião e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em reconhecimento ao criador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut. A partir de agora, nele passará a evocar-se também outra personalidade que se entregou de corpo e alma ao serviço local de saúde.

Foto: CMA.

Exit mobile version