Site icon Jornal A Nação

Anadia: Município promove ação dirigida ao associativismo desportivo

O Município de Anadia promoveu, no passado dia 1 de julho, no Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos, uma ação dirigida ao associativismo desportivo municipal com o intuito de analisar e refletir a problemática do desporto neste âmbito.

A iniciativa contou com a presença de um conjunto de entidades e parceiros convidados, nomeadamente, representantes de associações desportivas, presidentes de Junta de Freguesia, bem como elementos do executivo.

Na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, explicou que esta ação “tem como intuito capacitar aquilo que é a base do desporto, as associações”, referindo o facto de o Município ter definido para este mandato “um conjunto de objetivos respeitantes ao desporto que têm vindo a ser trabalhados ao longo dos últimos anos, tanto no desporto de alto rendimento como no desporto desenvolvido pelo associativismo desportivo local”.

A ação contou com três painéis. O primeiro abordou a temática do “Associativismo Desportivo – Caminhos a percorrer”, tendo tido como oradores Manuel João Cerdeira, Professor Catedrático, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física; e Luís Simões, Mestre em Ciências do Desporto e Educação Física.

Os palestrantes realçaram a função social que o desporto tem vindo a desempenhar, ao longo dos tempos, ao nível educativo, da integração social e da identidade, sublinhando ainda algumas das preocupações atuais do desporto e alertando para um conjunto de situações. O papel do dirigente associativo, a sua importância, a valorização do mesmo por parte dos responsáveis públicos, foram outros dos assuntos que mereceram a reflexão dos intervenientes. Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de apresentar algumas das suas preocupações, numa interessante troca de impressões que enriqueceu a ação.

No segundo painel foi feita a apresentação da Plataforma de Interação e Gestão Desportiva do concelho que irá agregar toda a informação/documentação relativa aos processos de candidatura a Programas de Apoio Municipal ao Associativismo, designadamente no que respeita à submissão e gestão documental, bem como ao acompanhamento dos contratos-programa resultantes das respetivas candidaturas. Trata-se de uma nova ferramenta que vai entrar em funcionamento na próxima época desportiva e que permitirá agilizar a comunicação entre o Município e as Associações, nomeadamente contribuirá para a desmaterialização de todo o processo de candidaturas e instrução de procedimentos; para a necessária atualização de dados das associações desportivas registadas e uma maior facilidade de acesso a toda a informação processada.

No terceiro painel foi feita a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo (PEDD) de Anadia, dando especial enfoque ao papel que as associações desportivas devem assumir na prossecução das estratégias e dos objetivos definidos por este documento.

O PEDD dá conta da realidade atual do concelho, em termos de clubes, instalações desportivas, assim como traça as orientações relativas, nomeadamente à oferta desportiva e informal que propicie a igualdade de género em termos de oportunidades; à disponibilização de uma oferta desportiva que vá além da oferta tradicional; à efetiva articulação entre o Desporto Escolar e o Associativismo Desportivo Municipal; e para que os clubes se tentem organizar e aumentem a sua massa critica, para que possam obter, designadamente mais fontes de financiamento, para além da quotização dos sócios e dos apoios públicos.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, encerrou a sessão, deixando uma palavra de reconhecimento e agradecimento aos representantes das associações desportivas presentes “pelo papel importantíssimo que têm desempenhado em prol do desporto concelhio ao longo de todos estes anos”.

Maria Teresa Cardoso sublinha que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo “acarreta em si um conjunto de desafios, tanto para o Município, como para as associações” e pretende “ser uma orientação para que possamos promover mais e melhor desporto, nomeadamente ser criativo e fazer a ponte com o desporto escolar, incentivando os jovens para a prática desportiva nas diferentes modalidades”.

Relativamente à nova Plataforma de Interação e Gestão Desportiva, Maria Teresa Cardoso considera que foi dado “um passo importante” no sentido “de melhorarmos e agilizarmos a comunicação com as associações”. “Esta nova ferramenta vai permitir que trabalhem de forma mais expedita, podendo acompanhar, por exemplo, todo o processo de candidatura aos apoios municipais”, adiantou a edil anadiense.

Foto: CMA.

Exit mobile version