Site icon Jornal A Nação

Anadia assinala Dia Internacional da Proteção Civil

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil, que se celebra a 1 de março, o Município de Anadia, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Anadia, vai assinalar a efeméride com a realização de um conjunto de atividades de sensibilização e informação em matéria de autoproteção.

De entre as várias iniciativas a realizar, destaca-se a ação de sensibilização que vai decorrer, no dia 4 de março, sexta-feira, na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova de Monsarros. A atividade tem por objetivo proporcionar à população escolar, os conhecimentos e competências necessárias no âmbito da segurança, recorrendo para tal a intervenções de natureza teórica em interligação com ações pedagógicas a nível prático, seguindo, neste último caso, uma metodologia de simulação de situações de risco.

O exercício em causa irá permitir sistematizar um conjunto de normas, regras e procedimentos, destinados a minimizar os efeitos das catástrofes que possam vir a ocorrer em determinadas áreas, gerindo de uma forma otimizada, os recursos disponíveis.

Pretende-se, com este exercício, testar e exercitar o plano de evacuação da escola e os procedimentos estabelecidos de modo a assegurar a evacuação rápida e segura da população escolar.

Este dia pretende ser uma celebração de alcance nacional e internacional, em que se assinala o empenhamento dedicado e valoroso de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos seus concidadãos, na sua defesa face a situações de acidente grave ou catástrofe, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental.

A comemoração da data tem também como propósito sensibilizar para a relevância da proteção civil, promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.

Foto: CMA.

Exit mobile version