Site icon Jornal A Nação

Workshop na Universidade do Minho ajuda empresas a usar a inteligência artificial

Como as pequenas e médias empresas (PME) podem utilizar a inteligência artificial de forma simples para uma maior eficiência dos seus negócios? A pergunta vai ser respondida esta sexta-feira no workshop “CoDeAI”, que se realiza das 14h30 às 17h30, no auditório do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho (UMinho), no campus de Azurém, em Guimarães. A entrada é livre.

No evento vai ser apresentada a ferramenta Automated Machine Learning (AutoML), que pretende democratizar a inteligência artificial nas PME, apoiando os gestores a identificarem casos, transmitirem as suas necessidades e aplicarem esta plataforma em processos cujos dados estejam já a ser recolhidos de forma automática. A sessão inclui também momentos de brainstorming e de demonstração de exemplos práticos.

“O desenvolvimento de software de inteligência artificial é realizado sobretudo por especialistas da área, por isso os especialistas dos negócios enfrentam o desafio de identificar casos de utilização adequados e de comunicar os seus requisitos, logo acreditamos que o AutoML é a abordagem certa para juntar as duas partes”, afirma Isabel Ramos, professora da Escola de Engenharia da UMinho e investigadora do Centro Algoritmi.

Esta iniciativa insere-se no projeto europeu “CoDeAI”, que junta, ainda, as universidades de Graz (Áustria), Münster (Alemanha), Deusto (Espanha) e o Institute of Entrepreneurship Development (Grécia), sendo cofinanciada pelo Programa Erasmus+. O site oficial é codeaiproject.eu.

Foto: UM.

Exit mobile version