Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Treinos de observação para seleções jovens

Tendo em vista a integração de atletas masculinos nas seleções nacionais jovens que vão participar em competições internacionais no decorrer do próximo ano, a equipa técnica liderada por Nuno Pereira vai proceder à observação de atletas nascidos em 2005/2006 e 2007/2008.

No pavilhão do Colégio Atlântico, no Seixal, e durante dois dias (4 e 5 de dezembro), jovens atletas de todos os clubes terão a oportunidade de exibirem as suas capacidades na prática da modalidade perante o responsável técnico pelas seleções portuguesas de Subs masculinos.

Estes treinos de observação integram-se, também, na preparação para as competições da Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association).

Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu foi constituída no dia 26 de setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem, atualmente, como Presidente, o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.

O objetivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de atividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Ações de formação Gira-Volei no Alentejo

A Federação Portuguesa de Voleibol, através de Hugo Silva e Carlos Prata (equipa técnica da Seleção Nacional), e a Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) realizaram duas ações de formação de Gira-Volei na região alentejana.

Ação em Beja (Foto: DR)

A primeira Acão de Formação realizou-se – com a colaboração do professor Luís Murta – no Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Educação, no dia 17 de novembro, e contou com a participação de 38 alunos do Curso de Ciências do Desporto da Escola Superior de Educação do IP Beja.

No dia seguinte, os responsáveis federativos deslocaram-se à Escola Profissional de Cuba e ministraram uma lição voleibolística a 70 alunos, de três turmas do Curso de Técnico Profissional de Desporto, que participaram, ativamente, na sessão teórica e nas duas sessões práticas aí realizadas.

Ação em Cuba (Foto: DR)

Fotos: DR.

Exit mobile version