Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Sorteio das Competições Europeias 2022/2023 a 28 de junho

Os sorteios das competições europeias de clubes da época de 2022/2023 realizam-se no dia 28 de junho, no Luxemburgo, na sede da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

Estes sorteios abrangem a Liga dos Campeões, mais concretamente as 1ª, 2ª e 3ª Rondas, onde está inserida a equipa de seniores masculinos do SL Benfica; a Taça CEV e a Challenge Cup, competição que será disputada pelas equipas da AJ Fonte do Bastardo e do Sporting CP, em masculinos, e AJM/FC Porto e Clube Kairós, em femininos.

A equipa da AJM/FC Porto em ação (Foto: FPV)

Até 15 de setembro (masculinos) e 20 de outubro (femininos) serão disputadas competições zonais – no caso de Portugal, através da WEVZA –, envolvendo outras equipas interessadas em disputar as competições europeias, de onde sairão uma equipa de masculinos e uma equipa de femininos que irão disputar a Challenge Cup.

“Vamos tentar aproveitar esta oportunidade que o regulamento de competições da CEV permite para dar a possibilidade àqueles clubes que estavam interessados mas que não tinham vaga pelo seu país de disputarem as competições europeias e, enquanto Federação que exerce a Presidência da Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA)*, já fomos contactados por clubes franceses, suíços, franceses e italianos no sentido de organizarmos torneios de qualificação para a Challenge Cup no âmbito da WEVZA“, salientou Leonel Salgueiro, Diretor Técnico Nacional e responsável técnico pela WEVZA.

O sorteio referente à 4ª Ronda (fase de grupos) da Champions League realizar-se-á no dia 16 de setembro em local a definir.

Os vencedores das 1ª, 2ª e 3ª rondas da Liga dos Campeões passam, sucessivamente, à fase seguinte, enquanto os derrotados nessas fases descem à Taça CEV, onde irão disputar os 32-avos-de-final ou os 16-avos-de-final.

Na 3ª ronda, passam duas equipas à fase de grupos, que será disputada por 20 equipas.

O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2º classificado, 250 mil euros, e o 3º classificado, 125 mil euros.

Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2º classificado, 60 mil euros, e os 3ºs classificados, 30 mil euros.

Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2º classificado, 30 mil euros, e os 3ºs classificados, 15 mil euros.

Fotos: FPV.

Exit mobile version