Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Portugal vence Luxemburgo e mantém-se na luta

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, conseguiu, ontem, um triunfo convincente, por 3-0 (25-19, 25-16 e 25-16), sobre a sua congénere do Luxemburgo, no terceiro jogo da Pool D de qualificação para o Campeonato da Europa de 2023, disputado num bem emoldurado Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim.

No dia 13 de agosto, Portugal retribui a visita dos luxemburgueses (18h00/Sport TV) e, no dia 17 de agosto, recebe a seleção de Montenegro (21h00/Sport TV), no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, num jogo que será decisivo na luta pelo apuramento direto para a fase final do EuroVolley 2023.

No outro jogo da Pool D disputado também ontem, Montenegro manteve a liderança, ao vencer, igualmente pela margem máxima (3-0: 25-15, 25-10 e 25-16) na receção à Islândia.

Os jogos de Portugal podem ser seguidos em direto na Sport TV e em https://www.eurovolley.tv/en-int/page/home-cev .

Portugal vs. Luxemburgo: 3-0 (25-19, 25-16 e 25-16)

Set

Início equilibrado, com Chris Zuidberg, o possante capitão luxemburguês, com 2 metros de altura, e Jérémie Feit a conseguirem, no ataque, dar uma boa resposta ao ímpeto ofensivo lusitano (3-3, 6-6).

Um bloco de Steve Weber deu vantagem à equipa treinada pelo romeno Pompiliu Dascalu (9-8).

Portugal demorou a impor o seu jogo, com um serviço direto de Bruno Cunha a possibilitar a maior vantagem até então (15-12).

Um bloco de Alexandre Ferreira dilatou a diferença (19-15), obrigando Dascalu a reunir as hostes luxemburguesas.

Um serviço do capitão Alex afastou, ainda mais, a Seleção Nacional (23-17). Um ataque de Bruno Cunha e um erro ofensivo da equipa luxemburguesa fixaram o resultado: 25-19.

Set

No segundo parcial, Portugal entrou melhor (4-2), mas um serviço de Mateja Gajin fez o sino tocar a rebate (7-5). A resposta, para gáudio do público, veio num potente serviço de Miguel Cunha (8-7), a que se seguiu um ataque de Filip Cveticanin (10-7).

Bruno Cunha, no ataque, e Cveticanin, no serviço, aumentaram a contagem, causando desorientação no adversário (14-8).

Alex Ferreira fez o 16-10 no ataque, após um passe a uma mão de Tiago Violas conseguir tirar o bloco luxemburguês da jogada.

Miguel Sinfrónio, com dois pontos consecutivos rubricados no ataque, selou o resultado de novo triunfo: 25-16.

Set

O terceiro set começou com três pontos de Alexandre Ferreira (4-1). Depois, um bloco de Filip Cveticanin a Mateja Gajin e um serviço de Miguel Sinfrónio afastaram, ainda mais, a seleção orientada por João José (7-2). Cveticanin manteve a distância (10-5).

Um ataque de Bruno Cunha (16-10) indicou o caminho do triunfo no set e no jogo, obrigando Dascalu a reunir com os seus pupilos.

Debalde, já que o seu irmão gémeo, Miguel Cunha, dilatou, mais ainda, a diferença e Filip Cveticanin e João Oliveira trataram de manter a distância (20-13).

Um serviço desperdiçado pelo Luxemburgo ficou o resultado em 25-16 favorável a Portugal.

Mateja Gajin, com 18 pontos, e os gémeos Bruno e Miguel Cunha, respetivamente, com 15 e 13 pontos, foram os melhores pontuadores das respetivas equipas.

No final, o Selecionador Nacional de Seniores Masculinos, João José, salientou que “o jogo é simples, o problema é a tensão do jogo; há coisas o que o jogo traz que são difíceis de treinar. O grupo sofreu uma transformação grande, com a lesão do André [Marques] e o facto de o Lourenço [Martins] estar profundamente carregado, tivemos que trazer o Alex para a entrada e isso causou algum desconforto na equipa no início do jogo”, sendo que “isso foi-se atenuando ao longo do jogo e foi possível experimentar algumas alterações e os jogadores também responderam muito bem”.

Em relação ao jogo com Montenegro, João José realça que “estamos todos focados no jogo em Luxemburgo, que é o próximo. Temos de nos focar num jogo de cada vez. Temos mais uma viagem difícil, que causa alguma dificuldade num jogo simples, pois chegamos lá carregados e temos de fazer a gestão do grupo“.

Tiago Violas, distribuidor da Seleção Nacional, referiu que “a nossa equipa entrou um bocadinho nervosa, fruto do grande ambiente que tivemos hoje [ndr: ontem] na Póvoa de Varzim, mas com o passar do tempo, entrámos mais no jogo e conseguimos estar ao nosso nível e superiorizar-nos ao adversário. Era importante retificarmos o resultado em Montenegro com uma vitória esclarecedora e foi isso que fizemos. Continuamos na luta pelo apuramento direto para o Europeu“.

Na Pool D de qualificação do EuroVolley, a Seleção Nacional de Seniores Masculinos enfrenta as seleções de Montenegro, Luxemburgo e Islândia.

Foto: FPV.

Exit mobile version