Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Portugal estreia-se em casa na Golden League masculina

Portugal conheceu, ontem, os seus adversários nas Ligas Europeias de 2024.

A fase preliminar da European Golden League de 2024 disputa-se de 17 de maio a 2 de junho e apresenta um novo formato: as 12 seleções participantes já não serão divididas em poules fixas, mas cada uma terá a oportunidade de ser a anfitriã de um torneio onde terá sempre adversários diferentes, num total de seis oponentes.

Com três seleções em cada torneio, o organizador jogará sempre na sexta-feira e no domingo, enquanto os visitantes se defrontarão no sábado.

A classificação englobará todas as equipas e os quatro melhores posicionados apuram-se para a Final Four, agendada para os dias 14, 15 e 16 de junho, na Croácia.

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por João José, estreia-se na European Golden League (EGL) em casa, no fim de semana de 17 a 19 de maio, frente ao Luxemburgo (sexta-feira) e à Espanha (domingo), enquanto os luxemburgueses e os espanhóis medem forças no sábado.

De 24 a 26 de maio, a Roménia, que é a organizadora, defronta a Croácia na sexta-feira, enquanto Portugal mede forças com a Croácia no sábado e com a Roménia no domingo.

O 3º torneio da fase preliminar será disputado, de 31 de maio a 2 de junho, em território neutro, já que o organizador é a Ucrânia: os portugueses defrontam os ucranianos na sexta-feira e os belgas no sábado, enquanto os ucranianos enfrentam os belgas no domingo.

O Selecionador Nacional, João José, acredita que esta edição da European Golden League poderá ser marcada por um equilíbrio maior entre os participantes: “Se este formato é mais difícil ou mais fácil, ainda é complicado de perceber, pois é a primeira vez que o vamos disputar, mas será certamente mais equilibrado porque vai ser disputado por proximidade de ranking. Por exemplo, no último fim de semana, nós, que somos a terceira seleção no ranking, vamos defrontar a Ucrânia e a Bélgica, a primeira e a segunda seleções do ranking. Para além disso, convém lembrar que é um formato que continua a apurar para a fase final as quatro melhores seleções, em que o organizador, que é a Croácia, está garantidamente apurado para a Final Four. Se no fim da fase preliminar, a Croácia estiver nas quatro primeiras, qualificam-se as quatro primeiras; se a Croácia estiver fora dos quatro primeiros lugares, qualificam-se para a Final Four só as três primeiras classificadas. O primeiro torneio é, entre aspas, o mais acessível, já que vamos jogar com a Espanha e com o Luxemburgo, sendo que a Espanha é uma equipa fora de ranking, até porque, no ano passado, não disputou a Golden League, o que faz com que não tenha pontuado para subir no ranking da competição. No segundo fim de semana vamos jogar com a Roménia e a Croácia, duas equipas semelhantes, não só no ranking, mas igualmente na forma de jogar. A Roménia tem crescido muito e é uma seleção em ascensão nos últimos anos. E um adversário que conhecemos bem, pois no ano passado defrontámos os romenos na Golden League e na fase final do Campeonato da Europa“.

A Golden League atingirá o seu ponto mais alto com a realização da Final Four, organizada na Croácia (masculinos) e na Chéquia (femininos). A Turquia (masculinos) e a Ucrânia (femininos) venceram a última edição da Golden League.

A Golden League é uma competição disputada por algumas das principais seleções europeias e dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League – VNL).

Foto: FPV.

Exit mobile version