Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Portugal confirma apuramento direto para o Europeu 2023

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, fechou hoje com chave de ouro a sua participação na Pool D de qualificação, ao vencer (3-0: 25-12, 25-12 e 25-16) a sua congénere islandesa, em Kópavogur, e garantir, assim, a qualificação direta para o Campeonato da Europa de 2023.

Apesar de ter já o passaporte para a fase final previamente carimbado, depois do categórico triunfo sobre Montenegro (3-0: 27-25, 25-15 e 25-12), alcançado recentemente em Santo Tirso, a equipa portuguesa quis passar à fase final na condição de vencedora da Pool D e, apesar de ter feito alterações, não perdeu força, vencendo com autoridade e sem nunca permitir grandes veleidades ao seu adversário.

Igualmente apurado, mas como um dos cinco melhores segundos classificados, Montenegro venceu (3-1: 27-25, 25-22, 25-27 e 25-13) o Luxemburgo, em jogo realizado ontem.

Bruno Cunha e Rafael Santos, respetivamente, com 16 e 14 pontos, cotaram-se como os melhores pontuadores do jogo com a Islândia.

João José, Selecionador Nacional, considera que a missão foi cumprida. “O grupo comportou-se muito bem e foi estando mais confortável ao longo dos jogos. Aconteceram algumas situações que tivemos que ir gerindo, como a lesão do André e a situação física do Lourenço, mas o grupo assumiu a responsabilidade dos diferentes momentos, o que contribuiu para uma qualificação sólida”.

Objetivo alcançado, João José “gostaria de agradecer a todos e todas que torceram e nos apoiaram para que a qualificação fosse possível e desejar muita sorte à nossa Seleção Nacional Sénior Feminina nesta qualificação que está apenas a começar e na concretização dos seus objetivos. Força Portugal!”

Portugal vai estar presente numa fase final do Campeonato da Europa pela sétima vez, terceira consecutiva. A fase final do EuroVolley 2023 ainda não tem organizador(es) nem datas marcadas, mas deverá ser disputada em agosto/setembro do próximo ano.

Em 2021, a Seleção Nacional fez história ao qualificar-se para oitavos de final do Campeonato da Europa (Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa), competição que disputou pela segunda vez consecutiva, depois de dois anos antes ter estado presente no EuroVolley 2019 (Bélgica/Eslovénia/França/Holanda).

Foto: FPV.

Exit mobile version