Site icon Jornal A Nação

Voleibol: Paredes recebe apuramento para o Europeu Sub-22 Femininas

O Pavilhão Multiusos de Paredes recebe, nos dias 21 a 23 de julho, a Pool A de Qualificação para o Campeonato da Europa 2024 de Sub-22 Femininos, competição organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.

Inserida na Pool A, a Seleção Nacional de Sub-22 Femininos vai defrontar, por esta ordem, a Irlanda, a Dinamarca e a Ucrânia. Os jogos são transmitidos em direto na Volei TV

No primeiro jogo, com a Irlanda, teoricamente o adversário menos forte, será obrigatório vencer? “Assumimos que a Irlanda é o adversário mais acessível pelo histórico do país em competições semelhantes, mas não conhecemos esta geração em particular e, por isso, não cremos que a vitória seja obrigatória. Além do desconhecimento do adversário, certamente que existirá algum nervosismo inerente à responsabilidade de representar uma Seleção Nacional, bem como por ser o primeiro jogo e o facto de todas as atletas estarem sem competição desde o final dos seus campeonatos. Independentemente destes fatores, acreditamos muito na preparação que temos vindo a fazer e desejamos muito entrar a vencer, até para conseguir a confiança necessária para os restantes desafios“, argumenta o Selecionador Nacional, João Santos, adiantando: “Podemos assumir que o principal objetivo passa por conseguir o apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. O primeiro classificado qualifica-se automaticamente, havendo ainda hipótese se formos um dos melhores segundos dos quatro grupos, portanto, almejamos uma dessas posições. Além do objetivo principal, pretendemos também dotar esta geração de atletas de experiência internacional e dos métodos de treino utilizados na Seleção de Seniores Femininos de forma que, aquando de uma eventual convocação, seja mais fácil o processo de integração“.

Poder-se-á falar em favoritos?

“É-nos difícil falar em favoritos com as informações que temos sobre os adversários que vamos enfrentar. As equipas da Ucrânia e da Dinamarca marcaram presença no último Europeu e, mantendo algumas das atletas, julgamos que partem como favoritas. Tendo em conta a nossa fase de qualificação em 2022, o facto de jogarmos em casa e o desenvolvimento do nosso trabalho nas últimas semanas, acreditamos muito que podemos discutir a qualificação“, afirma.

A Seleção Nacional de Sub-21 Femininos (agora Sub-22) esteve muito perto de se apurar para o Campeonato da Europa 2022. Isso ainda está presente na memória da equipa técnica e das jogadoras?

“Do grupo de 12 atletas que compôs a comitiva presente em Montenegro em 2022, 6 estão presentes nos trabalhos deste ano, pelo que podemos afirmar que sim… Foi dura a forma como a prova terminou, ficando Portugal fora de uma qualificação histórica – Portugal nunca conseguiu marcar presença numa fase final num escalão de formação feminino – no desempate por sets em relação à Ucrânia. A dedicação e a seriedade com que as atletas encararam os treinos nas últimas semanas mostra claramente que ninguém se esqueceu do sucedido e acreditamos que tenham ficado extremamente motivadas por terem oportunidade de discutir a qualificação com a Seleção Ucraniana“, conclui.

Pools da Fase de Qualificação

Pool A (Portugal org.): Portugal, Ucrânia, Dinamarca e Irlanda.

Pool B (Letónia org.): Letónia, Polónia e Israel.

Pool C (Chéquia org.): Chéquia, Turquia, Áustria e Kosovo.

Pool D: (Luxemburgo org.): Luxemburgo, Sérvia, Eslováquia e Espanha.

Apuram-se diretamente para a Fase Final, onde se juntarão à Seleção da Itália (organizadora, de 29 de junho a 14 julho de 2024), os 1ºs classificados de cada pool e os três melhores segundos classificados entre todas as pools.

Imagem: DR.

Exit mobile version