Atualidade
ViViFiCAR passa agora por Torre de Moncorvo, inaugurando as três exposições a 19 de novembro
Com o objetivo de refletir sobre a importância de viver e ficar na região do Douro

Alunos do ensino secundário de Torre de Moncorvo, uma comunidade dos 45 aos 80 anos da Cardanha, e um grupo de mulheres da Açoreira partilharam as suas vivências e experiências com os artistas Fábio Cunha, José Pires e Ine Harrang, e participaram no desenvolvimento dos seus projetos artísticos. O resultado deste diálogo, em que os artistas viveram nas freguesias de Torre de Moncorvo, Açoreira e Cardanha, em casas de famílias locais, será apresentado ao público no próximo sábado, dia 19.
O projeto ViViFiCAR, que estimula uma reflexão sobre a importância de viver e ficar em territórios de baixa densidade, encontra-se, atualmente, em Torre de Moncorvo, onde os artistas Fábio Cunha, José Pires e Ine Harrang estão a viver em casa dos embaixadores Victor Almeida, Paula Valente e Maria Emília Lopes e são acompanhados pelos moderadores Gabriela Vaz-Pinheiro, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira.
Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO e do projeto ViViFiCAR considera que “o ViViFiCAR distingue-se porque proporciona um encontro imersivo entre os artistas e as comunidades locais, que são convidadas a participar no desenvolvimento dos seus projetos artísticos. O objetivo é contribuir para a regeneração do tecido artística e cultural no Douro, envolvendo, sobretudo, os mais jovens, estimulando a reflexão sobre as suas ligações com a região, de tal forma que se sintam empoderados para contribuir para o seu desenvolvimento local, abrindo novas possibilidades de fixação populacional nestes territórios.” Salienta, ainda, que “as comunidades das 12 freguesias por onde o projeto já passou (nos municípios de Alijó, Lamego, Mêda e Torre de Moncorvo) têm abraçado o projeto com entusiasmo, e um exemplo perfeito disso, entre outros, é a continuidade dos encontros iniciados pela artista Maria Lusitano, em Coriscada, município de Mêda, após a sua residência ter terminado.”
O artista Fábio Cunha encontra-se em Torre de Moncorvo a trabalhar em conjunto com um grupo de jovens, alunos do ensino secundário, enquanto o artista José Pires se encontra a viver e a trabalhar em Cardanha, envolvendo a comunidade dos 45 aos 80 anos. Já a artista norueguesa Ine Harrang está a viver em Açoreira, onde se envolveu com um grupo de mulheres que se juntam para cantar pelas almas perdidas.
As residências em Torre de Moncorvo terminam dia 21 de novembro e as exposições resultantes destas residências serão inauguradas a 19 de novembro em três locais distintos.
Em Torre de Moncorvo, na Antiga Estação Ferroviária (Rua Luís de Camões, 10), será apresentado o projeto Sala de Aula,onde a fotografia se manifesta como método de observação e debate sobre o quotidiano e a sociedade.
Em Cardanha, no Centro Cultural e Recreativo (Praça António da Rita), estará exposto Fumo,uma instalação vídeo que se centra na relação entre a paisagem e a cultura local, conectadas pela poesia de autores regionais.
Por fim, em Açoreira, na Junta de Freguesia de Açoreira (Rua Além, 20), poderá conhecer Eco, uma exposição que explora a visão de Ine Harrang sobre as mulheres da aldeia da Açoreira e a forma como elas preservam referências, saberes e práticas ancestrais, tornando-as parte da sua vida contemporânea.
A Ci.CLO é uma plataforma de pesquisa, criação e intervenção na área da fotografia que estabelece uma relação transdisciplinar com outros campos artísticos, ambientais e sociais para abordar criticamente preocupações e emergências do nosso tempo.
Os projetos da Ci.CLO atuam como catalisadores para uma regeneração socioecológica através das artes visuais. Expandindo diálogos culturais com diversas comunidades e territórios. Testando processos de criação e formação transformadores. Apoiando práticas de produção artística mais sustentáveis. Promovendo uma programação participativa entre o artístico e o cívico.
Em colaboração com artistas, curadores, agentes culturais, comunidades, municípios e instituições nacionais e estrangeiras, a Ci.CLO organiza residências artísticas, implementa programas de criação, produz exposições e publicações.
A Ci.CLO é responsável pela organização, produção e curadoria da Bienal Fotografia do Porto, Sustentar e ViViFiCAR.
Os artistas
Fábio Cunha é fotógrafo e artista visual que, desde 2014, tem mostrado o seu trabalho em diferentes festivais e eventos do setor, bem como galerias de fotografia. Fruto da sua importância no meio artístico e fotográfico, publicou, em 2017, o livro “Zona – An Investigation Report”, o qual foi galardoado com o prémio DOCfield Dummy Award Fundación Banco Sabadell – Barcelona. Recentemente, recebeu, ainda, o Parallel Award pela exposição coletiva Urgent Arts of Living na Kaunas Gallery, Lituânia.
José Pires é fotógrafo e videógrafo português. Em 2014, realizou Suão, estreando-se com um documentário, realizado no contexto de uma residência artística em videoarte. Desde então que participa no Shortcutz Vila Real, uma mostra de curtas-metragens em atividade há sete anos. Em 2019 concebeu ainda a imagem para Poema Geológico, um espetáculo de música contemporânea.
Ine Harrang é uma artista norueguesa de 62 anos, que vive na costa oeste da Noruega. Harrang tem vindo a mostrar o seu trabalho em exposições individuais e coletivas na Noruega, bem como a nível internacional. Para além da sua prática artística, ocupou diversas posições eleitas no campo das artes e tem ampla experiência no campo da gestão cultural.
Foto: LÍQUEN.
Atualidade
TSD – Trabalhadores Sociais Democratas elegem novos órgãos distritais de Braga
Daniel Antunes presidirá ao Secretariado e Afonso Henrique Cardoso à Mesa da Assembleia Distrital

Na sequência do seu mais recente Congresso, realizado a 11 e 12 de fevereiro último, e conforme o previsto estatutariamente, seguiu-se o ciclo de eleição dos diferentes órgãos distritais e locais.
Nesse sentido, decorreu, no passado dia 24 de março, na Sede Distrital em Braga, a eleição dos órgãos distritais de Braga para o quadriénio 2023/27 – Secretariado Distrital (órgão executivo) e Mesa da Assembleia Distrital.
Apresentou-se a sufrágio uma lista, liderada por Daniel Antunes, que sucede a Afonso Henrique Cardoso, que deixou a liderança ao fim de 15 anos, por limitação de mandatos.

A lista obteve cem por cento dos votos expressos, numa participação recorde que se aproximou dos dez por cento, dos quase dois milhares de militantes inscritos, tendo apresentado um manifesto eleitoral que se centra em cinco grandes linhas orientadoras para o trabalho da equipa.
A saber, citando:
«- Revigorar os TSD, aumentando a proximidade e interação com os trabalhadores do tecido empresarial do distrito;
– Colaborar e participar nas iniciativas das concelhias e do distrito, do partido, reunir regularmente com o grupo de deputados do distrito para tratar de questões laborais e sociais, e participar, ativamente, no CEN ou em iniciativas equivalentes;
– Organizar, em conjunto com as comissões políticas concelhias e com a distrital do PSD, iniciativas na área laboral e social;
– Desenvolver o modo de comunicação interna e externa com os militantes dos TSD, robustecendo a presença nas redes sociais e no sítio dos TSD na internet;
– Ativar os TSD nos locais de trabalho e no seio da sociedade local, fomentando os núcleos de empresa e fazendo crescer as secções laborais.»
Daniel Antunes, 49 anos, é natural de Priscos-Braga e residente em Vila Nova de Famalicão. Tem formação académica superior em Solicitadoria, com especialização em Gestão das Organizações, e Formação como Técnico Superior de Segurança no Trabalho. É Técnico de Organização e Distribuição nos CTT-Correios de Portugal, onde trabalha desde 1990. Membro da CPS/PSD de VN Famalicão e da Assembleia Distrital de Braga do PSD, é, também, membro do CEN/PSD e Dirigente Sindical.
Os novos órgãos são compostos por:
Secretariado Distrital – Daniel Antunes (Presidente), Armando Santos e António Folga (Vice-Presidentes), Artur Moreira (Tesoureiro), Adelino Silva, Carlos Rebelo, Carlos Gonçalves, Domingos Coelho, Francisco Cabaço, Paula Azevedo e Pedro Soares de Sousa (Vogais), Albino Dias, Ilda Cunha, Martinha Soares e Patrícia Miranda (Suplentes).
Mesa da Assembleia Distrital – Afonso Henrique Cardoso (Presidente), João Barros e Manuel Fafiães (Vice-Presidentes), Elvira Torres e Célia Cunha (Secretárias), Filipa Cardoso e Nuno Cunha (Suplentes).
Refira-se que o, agora eleito, Presidente do Secretariado Distrital, Daniel Antunes, passa a integrar a Comissão Política Distrital do PSD e é membro do Secretariado Nacional dos TSD, eleito na lista do Secretário-Geral Nacional, o também deputado na Assembleia da República, Pedro Roque, no passado mês de fevereiro aquando do XV Congresso dos TSD, congresso esse que elegeu, também, do recém-eleito Secretariado, Armando Santos, António Folga e Paula Azevedo para o Conselho Nacional (órgão máximo entre congressos).
Fotos: Redes Sociais dos TSD.
Atualidade
Barcelos mostra potencialidades na Feira de Turismo de Barcelona

O Município de Barcelos está representado, pela primeira vez, na B-Travel Barcelona, uma das mais prestigiadas feiras de turismo internacionais, que decorre na capital da Catalunha de ontem até 26 de março.
“Depois ter estado presente na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), Barcelos continua a sua estratégia de promoção territorial, mostrando as potencialidades turísticas do concelho, afirmando-se como destino multifacetado, com particular destaque para a distinção de Cidade Criativa da UNESCO, mas também, como território favorável para experiências de turismo de natureza, turismo histórico, patrimonial e turismo cultural”, salienta o Município.
Esta presença em Barcelona é, também, uma excelente oportunidade para divulgar a Festa das Cruzes, primeira grande romaria do Minho e cartaz de excelência de tradição, religiosidade, cultura e lazer.
Sublinhe-se que a B-Travel é uma feira direcionada para um público-alvo com elevada propensão para realizar viagens turísticas e com elevado poder de compra. A feira tem um formato muito orientado para as experiências turísticas do visitante que deseja personalizar as suas viagens em função de motivações, valorizando ofertas diferenciadoras, autênticas e exclusivas.
Nesta perspetiva, o Município de Barcelos, inserido no stand da entidade regional Porto e Norte de Portugal, proporciona aos visitantes do certame ações criativas e experiências lúdicas, caso da pintura de galos de Barcelos. A programação de divulgação integra também provas de gastronomia e vinhos, ações de promoção do artesanato, dos Caminho de Santiago, dos percursos pedestres, da Feira de Barcelos e dos diferentes agentes económicos ligados ao setor, designadamente unidades de alojamento e de restauração e os promotores de animação turística.
Foto: CMB.
Atualidade
Distrito de Lisboa: Detidos por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, na sequência de uma investigação com cerca de 12 meses acerca de um crime de tráfico de estupefaciente, foi desencadeada uma operação policial em Lisboa, Odivelas e Alverca, no dia 21 de março, no âmbito da qual foram executados cinco mandados de busca domiciliária, um mandado de busca não domiciliária e procedeu-se à detenção em flagrante delito de quatro homens, com idades compreendidas entre os 36 e os 38 anos.
Nesta ação, foi, ainda, possível à PSP apreender 1094,21 gr. de Haxixe, equivalente a 2188.42 doses individuais; 136,46 gr. de Cocaína, equivalente a 682.3 doses individuais; 203,59 gr. de Liamba; 2,04 gr. de Ecstasy, equivalente a 20.4 doses individuais; 348,07 gr. de produto indeterminado; 2 balanças de precisão; 895 € em numerário; 5 telemóveis; 2 munições calibre .32; 2 armas de fogo de calibre 12; outros artigos utilizados para a prática do crime e com relevância probatória.

Nesta investigação foi possível apurar que os, agora, detidos eram responsáveis por abastecer diversas zonas da área metropolitana de Lisboa, sendo o epicentro da ação de tráfico de estupefaciente a zona da Ramada, concelho de Odivelas. Os suspeitos, fazendo da prática deste crime modo de vida, criavam nas artérias desta localidade um elevado sentimento de insegurança motivado pelas frequentes deslocações de compradores de produto estupefaciente.
Presentes perante a competente Autoridade Judiciária em sede de 1º interrogatório judicial, foi aplicada a dois dos detidos a medida de coação mais gravosa – Prisão Preventiva.
Fotos: PSP.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade7 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade11 meses atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade1 ano atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade10 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país