Site icon Jornal A Nação

Vila Franca de Xira recebe o Ministro do Ambiente e da Ação Climática para a assinatura da carta de compromisso “AgIR- Águas Residuais Industriais”

O Concelho de Vila Franca de Xira foi o escolhido para receber a assinatura das Cartas de Compromisso “AgIR – Águas Residuais”, que oficializam a parceria entre a Águas do Tejo Atlântico e os 23 municípios do sistema multimunicipal de saneamento da Grande Lisboa e Oeste.

A Cerimónia de lançamento do Plano de Ação para a Gestão das Águas Residuais da Grande Lisboa e Oeste decorreu esta manhã, na Fábrica de Águas de Alverca do Ribatejo. O momento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro; do Presidente do Grupo Águas de Portugal, José Furtado; da Presidente da Águas do Tejo Atlântico, Alexandra Serra; e do Vice-Presidente da Águas do Tejo Atlântico, Hugo Xambre.

Em Alverca do Ribatejo estiveram, também, presentes representantes dos Municípios da Grande Lisboa e Oeste, destacando-se a intervenção, enquanto anfitrião, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, que salientou: “Uma das principais revoluções ambientais em Portugal foi sem dúvida a nova abordagem e o trabalho intenso realizado na área do tratamento as águas residuais. Isto transformou o nosso país, sobretudo as Áreas Metropolitanas, e representa não só a melhoria ambiental dos nossos territórios, mas também a qualidade de vida das pessoas.”

O Plano de Ação AgIR é apoiado pelo Fundo Ambiental com uma verba de 4,4 milhões de euros e apoio técnico que potencie a minimização das afluências industriais indevidas, assegurando o bom estado das infraestruturas e a eficácia do tratamento das águas residuais.

Este protocolo, que se alicerça num trabalho de proximidade entre a Tejo Atlântico, os municípios e as indústrias instaladas nos seus territórios, visa salvaguardar a integridade dos sistemas públicos de saneamento, contribuindo para uma maior harmonia entre a proteção da saúde pública, a melhoria da qualidade das massas de água e a preservação dos ecossistemas.

“O Município de Vila Franca de Xira compromete-se, assim, a trabalhar em conjunto com as indústrias implantadas no Concelho e a Águas do Tejo Atlântico, S.A, considerando a implementação do Plano de Ação AgIR como condição necessária à melhoria do serviço público de saneamento”, sublinha em nota.

Foto: CMVFX.

Exit mobile version