Site icon Jornal A Nação

Vila Franca de Xira mais perto de uma frente ribeirinha totalmente pedonal e ciclável

O Município de Vila Franca de Xira assinou, no dia 29 de março, no Depósito Geral de Material da Força Aérea, em Alverca, um protocolo com a Força Aérea Portuguesa fundamental à execução do Projeto de expansão do Parque Linear do Estuário do Tejo Alverca do Ribatejo/Sobralinho – Fase 1.

Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, representou o Município neste acordo de cooperação com a Força Aérea Portuguesa, representada pelo Major-General Paulo José Reis Mateus, Comandante da Logística da Força Aérea.

Assinatura do protocolo (Foto: CMVFX)

A assinatura deste protocolo viabiliza a conclusão do Trilho do Tejo e a construção do Trilho das Comportas, que irão prolongar em cerca de 5 quilómetros o atual caminho ribeirinho com um novo troço entre o Aeródromo do Complexo Militar de Alverca e o rio.

Fernando Paulo Ferreira reitera a importância da celebração deste protocolo e afirmou que “os caminhos ribeirinhos são um marco importantíssimo na vida das pessoas pois são locais de descompressão urbanística, de contacto com o Rio Tejo e espaços indicados para lazer e atividade física”.

Após os trabalhos de requalificação de estruturas pré-existentes, o Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo assumir−se−á como um importante corredor verde da Área Metropolitana de Lisboa.

Esta intervenção contribuirá para o reforço da identidade específica do Parque e do Concelho de Vila Franca de Xira à escala nacional e internacional, tal como já foi reconhecido nos 12 quilómetros de caminhos ribeirinhos anteriormente executados.

“A assinatura deste protocolo permite à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dar mais um passo decisivo rumo ao compromisso e objetivo estabelecido de interligar os 22 quilómetros da margem direita do Tejo com um grande caminho ribeirinho, pedonal e ciclável, ao serviço de toda a população”, conclui o Município.

Fotos: CMVFX.

Exit mobile version