Site icon Jornal A Nação

Viana do Castelo vive “Páscoa Doce” de 2 a 10 de abril com programa repleto de fé e animação

Entre os dias 2 e 10 de abril, Viana do Castelo promete cativar vianenses e visitantes com a iniciativa “Páscoa Doce”. Preparada conjuntamente pela Câmara Municipal, Diocese de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, a programação une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação.

Uma das novidades da programação deste ano vai para a Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que é apresentada na Praça da República de 5 a 8 de abril, com produtos gastronómicos associados a esta celebração. Assim, dia 5 de abril, a feira funciona das 12h00 às 22h00. Depois, de 6 a 8 de abril, esta mostra de iguarias funcionará das 12h00 às 00h00, convidando a uma visita ao centro histórico e à compra no comércio tradicional.

O Vereador da Cultura do município, Manuel Vitorino, considerou que o programa “conjuga na perfeição a componente fundamental da Páscoa, enquanto festa religiosa, e a componente profana”, que visa celebrar “o sentido pleno da festa vivido junto das populações e que está enraizado não só na cidade, mas também nas freguesias”. Destacou a Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que pretende “dinamizar o comércio local e os pequenos produtores” e os workshops “a pensar nos mais novos”.

Na “semana santa”, propõe um Roteiro Doce, para que os visitantes vivam nova tradição pascal doce, para que em número ímpar, qual igreja ou capela, provem os doces e as iguarias das pastelarias vianenses. O Presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, afirmou que o roteiro integra 25 pastelarias, informando que foi solicitado às pastelarias aderentes que “neste período de muitos turistas e de muitos munícipes”, dinamizem o negócio “e mantenham as portas abertas para darem a conhecer os seus produtos”, com ênfase na já certificada Torta de Viana”.

O Pároco da Sé de Viana, Armando Dias, realçou que “vamos fazer esta festa na perspetiva da esperança, que inclui alegria, doces e esperança”, indicando que todas as celebrações religiosas serão presididas pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador. “Este é o ano em que regressam em pleno as celebrações da Páscoa, voltando ao que era antes da pandemia, com sinais expressivos de adesão, de alegria e de esperança”, frisou.

Assim, de 2 a 16 de abril, o piso 1 dos Antigos Paços do Concelho e o Instituto Católico, situado na Rua da Bandeira, acolhem a exposição “Crux Gloriosa – Obra incorporada, arte e espiritualidade“.

No dia 2 de abril, domingo, das 10h30 às 12h30, o centro histórico vianense recebe animação musical com Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço. Nesse mesmo dia, pelas 11h00, arruada com Dixie Band.

O programa religioso inclui, para o Domingo de Ramos, na Sé Catedral, a Missa da Paixão pelas 10h30 e, às 15h30, a Oração de Véspera seguida da Procissão do Senhor dos Passos.

Dia 5 de abril, quarta-feira, a Praça da República acolhe o workshop Coelhinho/Cordeiro/Cruz, das 11h00 às 12h30 e das 15h30 às 19h30. Dia 6, a praça rainha recebe o workshop Ovos da Páscoa também das 11h00 às 12h30 e das 15h30 às 16h30.

Na Quinta-feira Santa, 6 de abril, a Sé Catedral acolhe a Missa Crismal, pelas 10h00. Às 19h00, aquele espaço religioso é palco da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com Lava-pés, apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento.

Nessa noite, a cidade promove a já tradicional Visita às Capelas, num roteiro religioso por 23 capelas e igrejas de Viana do Castelo. Entre as 20h00 e as 24h00, estarão abertas à oração: Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de Nª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de Nª Sr.ª da Caridade, Igreja de São Francisco (Ordem Terceira), Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de Nª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de St.ª Rita (junto ao Colégio do Minho), Capela de Nª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de Nª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina e Igreja Paroquial de Monserrate, Capela de Nª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento. Estão ainda disponíveis para visita a capela do navio-museu Gil Eannes e a capela do Museu de Artes Decorativas.

Nesse mesmo dia, das 10h00 às 24h00, o Museu de Artes Decorativas apresenta, no âmbito das suas exposições permanentes, Arte Sacra | Serviços de Mesa | Mesa da Páscoa.

Na Sexta-feira Santa, 7 de abril, às 10h00, Ofício de Leituras e Laudes – Sé Catedral (a cargo do Seminário Diocesano). Às 15h00, Celebração da Paixão do Senhor e, às 21h00, Via-Sacra na Cidade, com saída do Santuário de Nossa Senhora da Agonia, a terminar na Sé Catedral.

No programa de lazer, nessa sexta-feira a Praça da República é palco do workshop Ovos da Páscoa, das 17h00 às 19h00. Sábado, das 16h00 às 19h00, a principal praça da cidade acolhe o mesmo workshop.

A 8 de abril, às 11h00, a Porta Mexia Galvão acolhe ainda um concerto pela Orquestra Ligeira da ZEPAM, às 11h00. Às 17h00, a Igreja da Misericórdia acolhe Mater Dolorosa.

As Queimas de Judas são já tradição no concelho vianense e, nesse sábado, as mesmas estão agendadas para as 12h00, em Monserrate, 22h30 em Deocriste e 23h00 no Largo das Neves.

No domingo de Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo abre as portas ao Compasso Pascal. Já a Sé Catedral tem eucaristia marcada para as 9h30, 11h00 e 18h00. O programa encerra na Segunda-feira de Páscoa, 10 de abril, com a Páscoa a Três no Largo das Neves, pelas 12h30.

Imagem: CMVC.

Exit mobile version