Site icon Jornal A Nação

Viana do Castelo: Executivo visita Mujães

O executivo municipal de Viana do Castelo visitou, este fim de semana, a freguesia de Mujães. O autarca vianense, Luís Nobre, teve, assim, oportunidade de reunir com elementos da Junta de Freguesia para planear investimentos e avaliar empreitadas em curso. O edil visitou as obras de saneamento a decorrerem na freguesia e a obra de ampliação do cemitério.

Durante a visita, aconteceu, ainda, uma reunião de trabalho para abordar projetos como a ampliação da rede de água e saneamento, a requalificação e reperfilamento de vias da freguesia, como a Rua da Costa, Rua da Conceção e Rua Fonte Nova.

Foi, ainda, abordada a refuncionalização de equipamentos, designadamente, para o coral polifónico e a modernização de serviços, no âmbito do programa Freguesia + Próxima.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em curso o projeto “Freguesia + Próxima”, um programa de formação para os funcionários das Juntas de Freguesia do concelho. Este projeto visa cumprir o programa tecnológico para que os cidadãos acedam a informação da atividade municipal, licenciamentos, processos e informações variadas da autarquia.

Através desta formação, o objetivo é que cada freguesia seja um ponto de informação ao cidadão, apostando na proximidade, de forma a aproximar ainda mais a administração dos munícipes, tornando as Juntas de Freguesia em entidades de capilaridade de informação do município.

Esta visita a Mujães integra o conjunto de visitas que o executivo municipal tem vindo a fazer no sentido de conhecer as obras em curso e os novos projetos e investimentos para as freguesias do concelho, integrada na sua política de coesão territorial.

Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.

Foto: CMVC.

Exit mobile version