Site icon Jornal A Nação

Viana do Castelo: Avança remodelação das redes de águas residuais e pluviais e de abastecimento de água em Vila Nova de Anha

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, ontem. o auto de consignação da empreitada de remodelação das redes de águas residuais e pluviais e rede de abastecimento de água de Vila Nova de Anha (1ª fase), que vai beneficiar cerca de 400 metros da Avenida do Cruzeiro.

A empreitada, num valor que ascende a mais de 103 mil euros, conta com um prazo de execução de 60 dias e incide na execução de trabalhos referente à remodelação das redes de águas residuais e águas pluviais com o objetivo de melhorar o sistema de drenagem existente e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos hídricos.

“Estamos a trabalhar pela qualidade de vida da população”, indicou o Presidente da Câmara, indicando que a obra deverá iniciar no mês de abril. A intervenção é realizada pela Águas do Alto Minho em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo que a autarquia assume 43 mil euros e a ADAM o restante valor.

Esta empreitada vai, assim, permitir a remodelação do coletor de saneamento da Avenida do Cruzeiro, numa extensão aproximada de quatrocentos metros, e do coletor de águas pluviais ao longo da mesma artéria.

Ao mesmo tempo, a obra vai permitir remodelar a conduta de abastecimento de água e todas as ligações e ramais existentes no local, nomeadamente. à Escola de Ensino Básico e Jardim de Infância de Vila Nova de Anha, ao Campo de Jogos Dr. José de Alpuim Sobrinho e às moradias da área.

Recorde-se que o investimento nas freguesias e a coesão territorial têm sido prioridades do executivo municipal. Por isso, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,1 M€ no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, representando 12,8% das Grandes Opções do Plano e sendo a terceira rubrica com maior investimento. Este esforço financeiro da autarquia vai, assim, ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.

Foto: CMVC.

Exit mobile version