Site icon Jornal A Nação

Universidade do Minho recebe visita da multinacional SODECIA

A Universidade do Minho (UMinho) recebeu, esta quinta-feira, uma comitiva da SODECIA, multinacional de componentes para o setor automóvel, com vista à avaliação de possíveis parcerias no âmbito de projetos estratégicos com elevado interesse para o desenvolvimento da região e do país.

A comitiva liderada por José Carlos Teixeira, diretor-geral da unidade industrial da SODECIA na Guarda, foi recebida no campus de Azurém, em Guimarães, pelo pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira.

O programa incluiu visitas ao Instituto de Polímeros e Compósitos, ao Laboratório do Grupo de Eletrónica de Potência e Energia, ao Laboratório do Grupo de Investigação de Embedded Systems, ao Centro Computação Gráfica, ao Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, ao DTx – Laboratório Colaborativo em Transformação Digital e ao DoneLab – Advanced Manufacturing of Products and Tools. Foram apresentados soluções implementadas e projetos em curso em diversas áreas, tais como cibersegurança, robótica e sistemas inteligentes de produção, entre outras.

A UMinho é reconhecida por captar projetos de grande dimensão, muitos deles em copromoção com empresas dos setores mais relevantes da economia nacional, sendo de destacar a parceria com a Bosch Car Multimedia. Nos últimos 9 anos, no âmbito desta parceria estratégica de I&D, a UMinho consolidou a sua posição como uma das universidades portuguesas com maior sucesso na área de proteção de conhecimento, nomeadamente na produção de patentes nacionais e internacionais.

Criada há pouco mais de 40 anos e com sede na Maia, a SODECIA está presente em 14 países de quatro continentes e já conquistou mais de duas dezenas de prémios internacionais ligados à qualidade. Tem vendas anuais na ordem dos 760 milhões de euros e cerca de 7 mil colaboradores espalhados pelo mundo. Entre os seus principais clientes destacam-se algumas das maiores marcas do setor automóvel, como a BMW, Ford, Volkswagen e Volvo.

Foto: UMinho.

Exit mobile version