Site icon Jornal A Nação

Universidade do Minho recebe o segundo Encontro Nacional da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (UMinho) coorganizam a segunda sessão dos Encontros Nacionais da CCPJ no dia 15 de dezembro, às 11h00, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, em Braga. A presidente da CCPJ, Licínia Girão, e o professor e diretor-adjunto do CECS, Luís António Santos, estão entre os oradores do evento, que tem entrada livre e que pode ser também seguido online, em zoom.us/j/98580740723.

Pensar o jornalismo com os jornalistas é o mote destas conversas itinerantes, que juntam jornalistas, académicos, estudantes da área e outros interessados em debater a regulação e a prática do jornalismo. A CCPJ pretende assim aproximar-se dos jornalistas e do jornalismo que se faz em todo o país, com vinte sessões, uma por cada distrito.

O objetivo é apresentar a experiência desta entidade independente de corregulação dos jornalistas, discutindo as suas competências e funções, e, por outro lado, abrir as sessões ao diálogo e à reflexão sobre o jornalismo atual, o papel dos jornalistas e a novas ideias para eventuais alterações a nível legislativo, comportamental e de compromisso no jornalismo, que é considerado um pilar da democracia.

Por exemplo, a CCPJ explica que os diplomas que regem esta atividade apresentam lacunas, normas desadequadas à realidade e ao que é possível antever para o futuro. Nesse sentido, constituiu um grupo de trabalho para apresentar uma proposta de alteração de algumas leis, como o Estatuto do Jornalista, o Regulamento de Estágio de Acesso à Profissão de Jornalista, o Regime de Organização e Funcionamento da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e da Acreditação Profissional do Jornalista e a Lei de Imprensa.

Estes encontros nacionais têm o apoio da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, da Associação Portuguesa de Imprensa, da Associação Portuguesa de Radiodifusão, da Associação de Rádios de Inspiração Cristã e do Sindicato dos Jornalistas.

Imagem: DR.

Exit mobile version