Site icon Jornal A Nação

Universidade do Minho debate ensino superior e direitos humanos na Ucrânia

A diretora do Centro de Estudos em Genocídio e Direitos Humanos da Universidade Nacional de Kiev-Mohyla (Ucrânia) intervém, esta terça-feira, dia 3, às 15h00, na Conferência Arqus “Ensino Superior e Direitos Humanos”, na Biblioteca Pública de Braga.

Myroslava Antonovych vai analisar o papel das instituições académicas na preparação de cidadãos mais conscientes do valor social dos direitos humanos, entre outos aspetos. A iniciativa tem entrada livre e a moderação do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da Universidade do Minho, Manuel João Costa.

No dia seguinte, Myroslava Antonovych tem também uma apresentação sobre o rapto e a transferência de crianças ucranianas pela Rússia. A sessão é às 15h00, na Escola de Direito da UMinho (EDUM), em Braga, contando com comentários de Assunção do Vale Pereira e a moderação de Patrícia Jerónimo, ambas professoras da EDUM.

No mês passado, uma dezena de estudantes de várias universidades da Ucrânia esteve, igualmente, uma semana na UMinho. O grupo conheceu vários projetos e valências desta academia, bem como as cidades que a acolhem.

Os eventos inserem-se nas atividades da aliança europeia Arqus, que junta as universidades de Granada (Espanha), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon1 (França), Maynooth (Irlanda), Minho (Portugal), Pádua (Itália), Vilnius (Letónia), Wrocław (Polónia) e a de Kiev-Mohyla como parceira.

Imagem: DR.

Exit mobile version