Site icon Jornal A Nação

Universidade do Minho celebra o Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho

A Universidade do Minho (UMinho) assinala, nos próximos dias 26 de abril, no campus de Azurém (Guimarães), e 28 de abril, no campus de Gualtar (Braga), o Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho, com a realização de duas jornadas de reflexão e sensibilização.

No primeiro dia, em Azurém, serão proferidas palestras sobre temáticas como as políticas energéticas europeias no âmbito das alterações climáticas, a redução da dependência energética, bem como, as boas práticas laboratoriais neste âmbito das problemáticas da energia. No segundo dia de trabalhos, em Gualtar, as temáticas a abordar serão a organização e emergência, ou a transição para o modelo de economia circular.

Segurança no trabalho (Foto: UMinho)

Para as reflexões propostas, foram convidados especialistas reconhecidos nestas áreas, como são os casos de Manuela Almeida (Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UMinho), Aidos Rocha (Exactusensu – Consultores Associados), Margarida Valente (Relacre – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal) e Ricardo Mateus (Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UMinho).

Em ambos os dias, haverá lugar à realização de exercícios práticos de manuseamento de extintores, rastreios de saúde, demonstrações de atuação em caso de doença súbita ou utilização de desfibrilhador automático externo (DAE). Em colaboração com o evento, os Serviços de Ação Social da UMinho irão disponibilizar um voucher de oferta a cada participante, para realizarem sessões experimentais nos complexos desportivos de Gualtar e Azurém.

Fotos: UMinho.

Exit mobile version