Site icon Jornal A Nação

Universidade do Minho acolhe Encontro Internacional da Sociedade Portuguesa de Genética

A Universidade do Minho acolhe, a 19 e 20 de outubro, mais de 150 participantes no IV Encontro Internacional da Sociedade Portuguesa de Genética (SPG), que vai abordar as investigações mais recentes na área e incentivar a nova geração de geneticistas. A iniciativa é promovida pela SPG e pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho. A sessão de abertura é esta quinta-feira, às 10h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.

A lista de convidados inclui nomes “de peso” como Carlos Canchaya, da Universidade de Vigo (Espanha), Rui Martiniano, da Universidade John Moores em Liverpool (Reino Unido), e Solange Mussatto, da Universidade Técnica da Dinamarca. A eles juntam-se José Feijó, da Universidade de Maryland (EUA), e Jack Pronk, da Universidade Tecnológica de Delft (Países Baixos) para abordarem os novos avanços e desafios neste âmbito. O encontro vai discutir temáticas como a genética humana, animal, microbiana e das plantas, a biomedicina, a biotecnologia e a evolução genética.

Do programa constam ainda sessões sobre organismos não modelo, fauna selvagem e genética ambiental, que incluem abordagens baseadas em ADN para detetar e monitorizar organismos. “O congresso é também uma oportunidade para jovens investigadores apresentarem trabalhos e contactarem com cientistas de renome internacional, que vão mostrar pesquisa de alto nível em áreas variadas da genética”, refere Pedro Soares, investigador do CBMA e professor no Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.

Em paralelo, vão ser atribuídos os prémios “Prof. Amândio Tavares” e ” Prof. Luís Archer” para os autores da Melhor Comunicação Curta e da Melhor Apresentação de Poster, respetivamente. O portal oficial é imspgenetica2023.weebly.com .

Imagem: UM.

Exit mobile version