Connect with us

Atualidade

“Um Dia Pela Vida – Barcelos 2022” realiza-se já no próximo sábado

Dia 23 de julho, a partir das 9h30, no Jardim das Barrocas, em Barcelos

Publicado

on

A cidade de Barcelos é o palco para mais uma edição do “Um Dia Pela Vida”, 10 anos depois da primeira edição, já no próximo dia 23 de julho, a partir das 9h30, no Jardim das Barrocas, junto à Praceta Francisco Sá Carneiro.

O evento inicia pelas 9h30 e encerra por volta das 2h00 da manhã do dia seguinte, em plena margem do Rio Cávado. Uma arruada, acompanhada pela Banda do Galo, pelos <em>motards</em> dos Moto Galos, vencedores, Fanfarra e pela “Chama da Vida”, dá o mote para o arranque do evento. A meio do percurso, há uma paragem em frente ao edifício da Câmara Municipal de Barcelos, onde o Presidente Mário Constantino, e vereadores, aguardam, sendo convidados a seguir na arruada até ao seu final, junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Nesse momento, haverá cerimónia de agradecimentos, pelo Presidente da Câmara, pelo Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, Vítor Veloso, pela Comissão Regional e por um/a vencedor/a.

Mas o dia e a noite estarão repletos de eventos e atividades. Uma Praça da Alimentação aberta durante todo o tempo e dinamizada pelas equipas participantes, assim como eventos de animação infantil. Haverá atividades desportivas – destacando-se uma Maratona de Cycling, juntando todos os Ginásios do concelho de Barcelos –, aulas de attack, combat e dance [ndr: cartaz abaixo] concertos e atuações no palco principal, terminando com um rol de cerimónias de pendor mais sentimental. Haverá porco no espeto e muitas iguarias para consumo dos visitantes.

Atividades físicas “Fitness com Vida” (Imagem: UDPV)

Resumidamente, o “Um Dia Pela Vida” é um projeto organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. No mundo, 30 nações já fazem parte deste projeto que, a nível internacional, é designado por Relay For Life. Tem como objetivos: (a) Alertar para a prevenção; (b) Afastar os medos da doença; (c) Apelar aos rastreios; e (d) Angariar fundos para as atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), nomeadamente, para os programas de prevenção, rastreio, apoio ao doente oncológico e à investigação.

O Um Dia Pela Vida

Um Dia Pela Vida é um projeto organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. No mundo, 30 nações já fazem parte deste projeto que, a nível internacional, é designado por Relay For Life.

Objetivos:

. Alertar para a prevenção;

. Afastar os medos da doença;

. Apelar aos rastreios;

. Angariar fundos para as atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) nomeadamente para os programas de prevenção, rastreio, apoio ao doente oncológico e à investigação.

Em cada concelho, Um Dia Pela Vida desenrola-se em três fases:

1. Lançamento

2. Duração do projeto (3 a 4 meses)

3. Encerramento.

1ª – Lançamento – num colóquio médico o projeto é apresentado à comunidade.

2ª – Duração do projeto – constituição de equipas, realização de atividades.

3ª – Encerramento – Grande festa de celebração da Vida com a participação de todas as equipas e de toda a comunidade. (É o nosso UM DIA PELA VIDA).

Atividades a realizar durante a Festa de Encerramento: na imagem de destaque (cartaz).

“Um Dia Pela Vida representa a certeza de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e a esperança de que um dia o cancro será vencido!”, afirma a LPCC.

Imagens: LPCC-UDPV-BARCELOS-2022.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Atualidade

31ª Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião chega ao fim

Balanço extremamente positivo para o Município

Publicado

on

A festividade por excelência de Santa Marta de Penaguião terminou no dia 2 de agosto, terça-feira, com um balanço extremamente positivo para a organização.

Cinco dias de comemoração que ficaram marcados pelo lançamento da nova marca do Município: Santa Marta de Penaguião – Berço D’Ouro, simbolizado numa Pena.

Segundo o executivo municipal, “todos nós somos Douro e de Ouro somos todos nós”. Como tal, ao longo dos dias da celebração, personalidades D(e)Ouro foram distinguidas. No Miradouro D’Ouro Vivo foi feito o reconhecimento a todos os penaguienses que trabalharam na Casa do Douro.

Para além destes penaguienses, foi igualmente feita uma homenagem aos trabalhadores da vinha, os que trabalharam e trabalham na vinha durante todo o ano, delineando a paisagem do seu Douro que tanto os caracteriza. “Trabalho que não é reconhecido, mas que deve ser considerado como uma honra e orgulho”, sublinha o Município.

“O empenho do executivo municipal penaguiense em defender e promover o Douro, bem como em dignificar o trabalho da vinha” foi reforçado com o desafio lançado a todos os “bons” homens e mulheres do Douro, presidentes de Câmara da CIMDOURO e demais entidades presentes nas comemorações do feriado municipal, para assinarem uma carta de compromisso que será enviada para onde possa provocar reação.

Ainda no âmbito das homenagens e reconhecimentos, a 31ª edição da Semana Cultural fica, também, marcada pela atribuição dos primeiros Prémios Solidarius a 6 alunos do agrupamento de escolas que se destacaram, no presente ano letivo, pelo seu trabalho em prol da entreajuda e solidariedade para com os colegas. O associativismo concelhio também esteve em destaque no último dia, com o reconhecimento feito a penaguienses que marcaram a Cultura de Santa Marta de Penaguião, a agora denominada Cultura D’Ouro.

Para além do lançamento da nova marca, a Semana Cultural contou com o tradicional cortejo etnográfico, o espetáculo piromusical, a noite de cantares e de folclore, o desporto, a gastronomia, a demonstração de artes e ofícios, entre muitos outros momentos dignos de visita.

Uma edição que mereceu os mais alargados elogios de quem por lá mora e/ou passou.

Foto: CMSMP.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia assinala Dia Internacional da Juventude

Publicado

on

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Anadia vai celebrar, no próximo dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, oferecendo diversas atividades culturais e desportivas às crianças e aos jovens portadores do Cartão Anadia Jovem.

Neste dia, o Município de Anadia dará a oportunidade às crianças e jovens de usufruírem, sem custos, de serviços disponibilizados em equipamentos de cultura e de desporto da autarquia. A comemoração da efeméride será, também, aproveitada para dar a conhecer o programa da Semana da Juventude que vai decorrer entre 19 e 24 de setembro.

Nas Piscinas Municipais, os portadores do Cartão Anadia Jovem terão entrada gratuita. O Cineteatro Anadia exibirá, pelas 21h00, o filme “Que mal fizemos todos a Deus”, com entrada livre para crianças e jovens até aos 30 anos, residentes no concelho. O Museu do Vinho Bairrada terá também entrada gratuita para jovens até aos 30 anos, residentes no concelho.

O Dia Internacional da Juventude é assinalado a 12 de agosto nos termos da resolução, tomada em 1999, pela Assembleia Geral da ONU, na sequência da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa, entre 8 e 12 de agosto de 1998.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Empresa de Felgueiras adota medidas para fazer face à crise energética

“Nós estamos a poupar energia. Você também pode!”, salienta a Login Alpha

Publicado

on

Enquanto cresce o receio de uma crise energética na Europa e o governo português está preparar um plano com medidas para poupança de energia que deverá ser conhecido no final do mês, a Login Alpha, uma pequena empresa de Felgueiras que presta serviços na área da comunicação e marketing digital, decidiu implementar já algumas medidas.

A Login começou por cortar na iluminação e no ar condicionado: metade das luzes do seu escritório estão desligadas e o ar condicionado está, agora, regulado em 27 graus. Os computadores desligam-se na hora de almoço e não se deve deixar equipamentos, como impressoras ou máquina de café, em stand by quando não estão a ser utilizados. O mesmo acontece com os carregadores dos smartphones e tablets, que devem ser removidos das tomadas elétricas quando não estão a carregar os dispositivos. Sempre que possível, as deslocações são evitadas, sendo substituídas por chamadas telefónicas ou videochamadas. “E estamos todos de bom humor!”, diz a empresa.

“São pequenos gestos que é importante todos fazermos no nosso dia a dia, mais agora com a crise energética que se avizinha”, disse Pedro Fonseca, gerente da Login Alpha. “Sempre tivemos uma forte consciência ambiental na empresa, desde a escolha dos estores do nosso escritório, à iluminação ou à impressora energeticamente eficiente. Enquanto aguardamos as diretrizes do Governo para fazer face à crise energética, adotamos já este conjunto de medidas que, até ao momento, não nos têm causado constrangimentos no nosso trabalho do dia a dia”, sublinhou.

“Uma Agência de Marketing Digital que compreende a Indústria da Moda”, é assim que a Login se define. A empresa, que nasceu em 2018, trabalha principalmente com marcas de moda, calçado, têxteis e vestuário, e presta serviços na área do marketing e comunicação: gestão de redes sociais, publicidade digital, webdesign, branding, assessoria de comunicação. A agência foi criada para responder às necessidades das marcas e fabricantes da Indústria da Moda em busca de soluções de valor acrescentado no mundo online.

Foto: LA.

Continuar a ler

Mais lidas