Site icon Jornal A Nação

TSD de Braga preocupados com subida do desemprego e insolvências no Distrito

Em nota enviada às redações, o Secretariado Distrital de Braga dos TSD – Trabalhadores Sociais Democratas começa por referir que, “nos últimos dias de 2023, vários órgãos de comunicação social, local e nacional, difundiram notícias que deixaram o Secretariado Distrital de Braga dos TSD – Trabalhadores Social Democratas muitíssimo preocupado, nomeadamente, em relação ao aumento do desemprego e das insolvências no Distrito de Braga”.

“Ficamos a saber que, por um lado, no distrito de Braga, os números de desempregados inscritos no IEFP continuam a subir, confirmando uma tendência iniciada nos meses de verão. Dados de novembro revelam que existem 27.189 inscritos naquele Instituto. Em relação ao mês anterior, houve um aumento de 466 desempregados inscritos, com o concelho de Guimarães a ter o maior número de inscritos”, elenca o Secretariado.

Dados disponibilizados pelo IEFP revelam o desemprego subiu em todos os concelhos do distrito de Braga, com exceção para Vila Nova de Famalicão e Vila Verde, que registaram uma diminuição, “o que se saúda”, afirmam os TSD.

“Quanto ao flagelo das insolvências, ficamos a saber que o Distrito de Braga é aquele que teve a maior subida de insolvências em todo o país. Os 14 concelhos do Distrito registaram uma subida de 50,8% das insolvências empresariais entre dezembro de 2022 e novembro de 2023. Segundo o ‘Barómetro Empresarial’ da consultora ‘Informa’, no acumulado de 12 meses foram declaradas falidas 276 empresas”, continua.

“Ainda mais preocupante é o facto de que a subida de insolvências no Distrito de Braga mais do que triplicou em relação ao aumento médio nacional, que ficou na ordem dos 16%. No último ano, o Distrito assistiu a mais 93 falências do que no período homólogo”, referem os TSD.

Tendo em conta estes dados, o Secretariado Distrital de Braga dos TSD “manifesta a sua enorme preocupação com o aumento do desemprego no Distrito”.

“O Secretariado Distrital de Braga dos TSD exorta todas as entidades nacionais, regionais e locais com responsabilidades nas áreas económica e social a procurarem os melhores caminhos e as melhores ações para reverterem estes cenários preocupantes”, aponta este Secretariado.

Em conclusão, salienta que o “Secretariado Distrital de Braga dos TSD continuará atento a estes fenómenos e manifesta, desde já, a sua disponibilidade para, em conjunto com as diversas entidades, procurar as melhores soluções para mitigar o flagelo do desemprego no distrito”.

Foto: DR.

Exit mobile version