Site icon Jornal A Nação

Sporting CP vs. FC Porto: PSP informa sobre ações que levará a cabo tendo em conta o jogo da Taça de Portugal

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que no dia 02 de março, pelas 20h45, no Estádio José Alvalade, irá realizar-se um jogo de futebol entre Sporting Clube de Portugal vs. Futebol Clube do Porto, referente à 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal.

A hora oficial de abertura das portas do estádio ao público está prevista para as 18h45, no entanto, a PSP incidirá, ainda, no período da manhã, sobre a fiscalização do estacionamento, garantindo a necessária fluidez da circulação automóvel, prevendo-se restrições pontuais ao trânsito automóvel e pedonal, somente em situações entendidas como medida de segurança necessária.

De acordo com a legislação nacional em vigor, este é considerado um evento de “risco elevado”, prevendo-se uma lotação de cerca de 47000 pessoas.

Haverá fiscalização do estacionamento irregular, procurando a fluidez possível na circulação automóvel, não havendo restrições ao trânsito, a não ser em situações pontuais de deslocação de equipas e Grupos Organizados de Adeptos, especialmente aqueles que sejam considerados de risco.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP destacou, para este encontro, um dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias, onde se incluem diversas valências da PSP, tais como: efetivos da Divisão Policial da área, Divisão de Trânsito, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Equipas de Intervenção Rápida e conta com o reforço da Unidade Especial de Polícia.

Com este dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas, de e em automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre Grupos Organizados de Adeptos e adeptos das equipas.

Tendo em conta o jogo em causa, haverá necessidade de proceder a alguns condicionamentos temporários de trânsito nas imediações do estádio:

· Cortes momentâneos de trânsito da Avenida Padre Cruz e Rua Professor Fernando da Fonseca, conforme a imagem de destaque.

· Aquando da deslocação e entrada/saída dos adeptos do FC Porto, desde a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) para a Porta 1 do estádio na Rua Professor Fernando da Fonseca, além das artérias atrás referidas ocorrerão condicionamento de trânsito no cruzamento da Avenida Padre Cruz com a Avenida Rainha Dona Amélia, Avenida Padre Cruz (lateral de acesso ao instituto Ricardo Jorge), Rua José Travassos, Rua Alfredo Trindade e Rua Professor Fernando da Fonseca, conforme a imagem que se segue.

Imagem: GM

· Desde as 07h00, será efetuada a reserva de estacionamento no parque de estacionamento junto da ADFA.

· Corte da via de trânsito da direita, descendente, da Avenida Padre cruz para estacionamento dos autocarros dos adeptos do FC Porto.

“Apelamos à concentração dos adeptos afetos ao FC Porto, pelas 18H00, junto da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA)”, deixa a PSP em nota.

“A PSP tudo fará para garantir a segurança/mobilidade de todos e em particular daqueles que tem a sua residência ou atividade nas imediações do Estádio José de Alvalade, reiterando-se o objetivo primordial que é a segurança de todos. A ação da PSP será no sentido de minimizar os impactos destes condicionamentos, garantindo as necessidades de segurança e da circulação rodoviária nos locais afetados”, informa.

A PSP relembra que, segundo a legislação em vigor é crime, nomeadamente:

· A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares;

· A prática de dano qualificado em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público;

· Participação em rixa na deslocação para ou do espetáculo desportivo;

· A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado);

· Ofensas à integridade física atuando em grupo.

A PSP aconselha:

· Todos os adeptos a deslocarem-se para o Estádio Alvalade XXI em transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do Estádio;

· Todos os adeptos a chegarem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança;

· No caso de serem utilizadas viaturas próprias, ao estacionamento em parques vigiados e destinados para o efeito; e

· Evitar portar malas e mochilas para o interior do recinto desportivo.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP conta com a colaboração do público, no sentido de o mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia as ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento, através do número 21 7654242 (21polícia) ou 112, em caso de emergência.

Imagens: PSP.

Exit mobile version