Site icon Jornal A Nação

Solistas da Metropolitana contam “Estórias com Música”, de 23 a 26 de março

Uma coisa é ler uma estória, outra é escutá-la. E quem não gosta de ouvir uma estória bem contada? É por isso que, lendas e narrativas, sempre as houve e haverá. Servem para transmitir saberes, preservar costumes, romper a imaginação e acrescentar mundos à existência. São, também, uma maneira de sonhar. Por vezes, parece que a música nos conta estórias. Foram estas experiências que inspiraram os Solistas da Metropolitana de Lisboa a apresentar, nesta temporada, uma série de concertos de música de câmara, em que as letras se juntam às colcheias.

Assim, no projeto “Estórias com Música”, pelos Solistas da Metropolitana, será apresentado o “Era uma vez uma conversa” [Sessões para escolas], no próximo dia 23 de março, às 10h30 e às 14h30, no Teatro Luís de Camões.

Interpretarão:

François-Joseph Gossec – Lento, do Quarteto Op. 15, Nº 4

Giuseppe Maria Cambini – Minuetto graciozo, do Quarteto Nº 4

Simoni Dall Croubelis – Andantino e angloise, do Quarteto em Ré Maior

Mario Tedesco – Andante e minuetto, do Quarteto Nº 4

Alain Louvier – Bach

Richard Philips – 3 Peças

Jean-René Combes-Damiens – A Fábula da Libélula

Christel Rayneau – 4 Estações no Jardim.

Com Janete Santos na flauta, narração e comentários;Ana Pereira, no violino; Joana Cipriano na viola; e Ana Cláudia Serrão, no violoncelo.

De igual modo, o “A História do Soldado” [Sessões para escolas], dia 24 de março, às 10h30 e 14h30, no Teatro Luís de Camões.

Interpretarão:

Igor Stravinsky – A História do Soldado (libreto de C. F. Ramuz).

Com José Teixeira na narração; Nuno Silva no clarinete; Lurdes Carneiro no fagote; Sérgio Charrinho no trompete; Rui Fernandes no trombone; Fernando Llopis na percussão; José Pereira no violino; e Vladimir Kouznetsov no contrabaixo.

Outra “estória” será a “O Carnaval dos Animais” [Sessões para famílias], dia 25 de março, às 11h30 e 16h30, no Teatro Luís de Camões, e dia 26 de março, às 16h00, na Igreja do Castelo, em Sesimbra (entrada livre).

Interpretarão:

Georges Bizet – Jogos de Crianças (transc. de G. Davies)

Camille Saint-Saëns – O Carnaval dos Animais (transc. de D. Bussik)

Com Nuno Inácio na flauta, narração e comentários; Carla Pereira no oboé; Jorge Camacho no clarinete; Rafaela Oliveira no fagote; e Jérôme Arnouf na trompa.

Por fim, o “Álbum para Crianças” [Sessões para famílias], dia 25 de março, às 16h00, na Igreja do Castelo (Sesimbra), com entrada livre, e dia 26 de março, às 11h30 e às 16h30, no Teatro Luís de Camões.

Interpretarão:

Piotr Ilyich Tchaikovsky – Álbum para Crianças (transc. para quarteto de cordas de L. Sauter).

Com Rui Campos Leitão na narração e comentários; Anzhela Akopyan e Daniela Radu nos violinos; Andrei Ratnikov na viola; e Tiago Mirra no violoncelo.

Imagem: OML.

Exit mobile version