Site icon Jornal A Nação

Só Lisboa e Porto mantêm as posições em “Visitar”

Nunca houve tantas mexidas no Top 25 nacional da dimensão “Visitar” – em parte justificadas pelas alterações de comportamentos causados pela pandemia que nos atingiu – em que apenas Lisboa e Porto conseguem manter as suas posições no 1º e 2º lugares nacionais.

Albufeira consegue entrar no pódio, pela primeira vez desde a edição de 2015, e Portimão e Sintra conseguem os seus melhores resultados de sempre. Cascais sai, pela primeira vez, desde 2014 do Top 5, seguido de Vila Nova de Gaia que, na edição anterior, se estreou no Top 10 nacional de Visitar.

O Funchal não resistiu às grandes subidas de Sintra, Portimão e Vila Nova de Gaia e caiu 5 posições.

No sentido contrário, aparece Setúbal, em 9º lugar, que, com uma subida de 8 posições, assegura a sua melhor posição de sempre no ranking de “Visitar” do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©.

A Nazaré desce, pelo 2º ano consecutivo, mas consegue manter-se no Top 10 nacional entre as marcas com melhor desempenho turístico em Portugal.

Braga cai do Top 10 pela primeira vez desde 2015 e Matosinhos assume a 12ª posição, seguida de Coimbra e Évora, ambas a descer duas posições.

Viana do Castelo volta ao Top 25, desta vez com o seu melhor resultado de sempre, fechando o Top 15 com a maior escalada desta edição. Seguem-se Faro, Ponta Delgada, Loulé e Oeiras.

Viseu bate o seu recorde no ranking de “Visitar” e assume o 20º lugar nesta edição. Para fechar o Top 25 da dimensão “Visitar”, Aveiro e Mafra descem alguns lugares, enquanto Torres Vedras e Póvoa de Varzim se estreiam entre as 25 melhores performances entre os 308 municípios portugueses no turismo. O Top 25 é fechado por Guimarães, que, mesmo apresentando a descida mais acentuada, não sai deste grupo.

TOP 25 – Visitar

Quadro: BC

A Bloom Consulting

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para Países, Regiões e Cidades. Com sede em Madrid possui escritórios em Lisboa e São Paulo e Londres.

Para além de contar com casos de estudo em 5 continentes, a Bloom Consulting tem vindo a colaborar com a OCDE e a European Travel Commission, sendo ainda “Data Partner” oficial do World Economic Forum, contribuindo para a elaboração do seu índice mundial de competitividade.

Portugal City Brand Ranking©: um estudo baseado em “hard data”:

Desde 2014 que a Bloom Consulting lança, anualmente, o Portugal City Brand Ranking© recorrendo a um algoritmo proprietário, testado e utilizado em estudos da Bloom Consulting um pouco por todo o mundo.

Este é um estudo diferenciado, uma vez que não tem qualquer variável qualitativa ou de opinião, focando-se, exclusivamente, emhard data”, dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses de forma tangível e realista.

Este algoritmo é composto por três variáveis base. Na primeira variável são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de fontes oficiais como o INE ou a Pordata.

A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas em todo o mundo, nos principais motores de busca, através da ferramenta Digital Demand – D2©, ajudando a entender a procura proativa existente por todos os municípios portugueses.

Por fim, a terceira variável consiste no desempenho dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente, nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais. Desta forma, de uma forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

Foto: DR.

Exit mobile version