Site icon Jornal A Nação

SMAS de Sintra investem 16,8 milhões de euros em Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) apresentaram o plano de investimentos globais na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar no valor de 16 milhões e 800 mil euros.

Durante a presidência aberta, promovida pela Câmara Municipal de Sintra a esta freguesia, foram apresentadas as diversas intervenções em curso para resolução de problemas e necessidades detetadas.

Em curso estão as empreitadas de remodelação de rede de água, construção da rede de águas residuais domésticas, estação elevatória de Palmeiros e Alto das Falimas e conduta elevatória, que vai beneficiar cerca de 300 habitantes, e a requalificação da ETAR de Almargem do Bispo, dando assim mais um passo para aumentar os níveis de reutilização de água residual tratada, para lavagem de órgãos da unidade e a desidratação mecânica de lamas, assim como a rega dos respetivos espaços verdes, totalizando um investimento de mais de 1 milhão e 700 mil euros.

“Os SMAS continuam a reforçar o investimento por todo o nosso município”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra. “Em pleno século XXI não podemos conviver com zonas dentro do nosso concelho onde não exista saneamento ou onde o abastecimento de água não seja regular, e esta é a segunda freguesia com maior investimento a nível de saneamento básico”.

Os SMAS de Sintra têm previsto um investimento de cerca de 10 milhões de euros com diversas empreitadas como as ETAR de Montelavar, Sabugo e Camarões, a construção do reservatório de Morelena, redes de águas residuais de Rebanque, Olelas, Outeiro e Pedra Furada, entre outras.

De relembrar que entre 2017 e 2022, foram realizadas diversas empreitadas, nomeadamente, a construção das redes de drenagem de águas residuais de Almornos, Mancebas e Fonte da Aranha, construção das redes de água e águas residuais em Aruil, Biqueirão e Alveijar, instalação de conduta e válvula redutora de pressão em Morelena, remodelação das redes de água residuais nas avenidas da Liberdade e 25 de Abril, em Pêro Pinheiro, construção do emissário de ligação em Aruil, entre outros.

Assim, as obras concluídas totalizaram um investimento de 5 milhões e 109 mil euros, as obras em curso pelo valor de 1 milhões e 729 mil euros e os investimentos futuros no valor de 9 milhões 974 mil euros totalizam 16 milhões 813 mil euros na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

Foto: CMS.

Exit mobile version