Site icon Jornal A Nação

Sintra: Detido por furtos qualificados fica em prisão preventiva

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Sintra, no dia 5 de maio, procedeu à detenção de um homem, com 51 anos de idade, por ser suspeito da prática de 12 crimes de furto qualificado e 7 crimes de desobediência.

Na génese da investigação, e subsequente detenção, estão diversos crimes de furto em postos de abastecimento de combustíveis durante a madrugada, cometidos em diversas freguesias do concelho de Sintra, nos quais existia relato de que um indivíduo procedia ao arrombamento dos cadeados dos habitáculos de armazenamento de botijas de gás, furtando todas as unidades que se encontrassem no local.

Após recolha de informação, foi possível à PSP apurar as características do suspeito e das viaturas utilizadas para transportar as botijas de gás. Apurou, também, que o suspeito se dedicava ao furto no interior de armazéns, onde, através, de arrombamento furtou e danificou objetos/artigos no valor de cerca de 52.000 euros. 

Na investigação realizada, foi possível proceder à identificação e localização do suspeito, localizar a sua residência e um armazém onde o mesmo ocultava as botijas de gás, que aguardavam venda, e onde guardava, igualmente, as ferramentas utilizadas para proceder ao arrombamento dos recetáculos e cadeados e, ainda, outros objetos relacionados com a prática dos crimes que efetuava. As diligências efetuadas possibilitaram a correlação de indícios e provas que resultaram na promoção de mandado de detenção fora de flagrante delito e consequente emissão de Mandados de busca à residência e armazém do suspeito.

Sublinhe-se que os ofendidos foram lesados em cerca de 60.000 euros, sendo que vão continuar a ser efetuadas diligências para localização de outros ofendidos e eventuais recetadores.

Na sequência das buscas foi recuperado e apreendido: 8 botijas de gás; 4 cadeados danificados; 2 pés de cabra; 1 marreta; 2 malas com ferramentas diversas; 1 carrinho porta cargas; e outros artigos/objetos [ndr: foto de destaque e foto abaixo].

Foto: PSP.

Face à investigação realizada, foi o arguido presente a 1º Interrogatório Judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, Núcleo de Sintra, sendo-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Ocorrências

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no ano de 2022, ao abrigo de protocolo emanado pelo DIAP de Lisboa, que permite, em acordo com o arguido, recorrer à suspensão provisória do processo crime mediante o pagamento de uma injunção a reverter na sua totalidade para uma IPSS, a Divisão de Segurança Aeroportuária efetuou um total de 81 detenções por posse de arma proibida a passageiros de voos a partir do Aeroporto Humberto Delgado.

Foram depositados 8 262 euros, que reverteram para diferentes Instituições Particulares de Solidariedade Social.

No dia 07 de maio, apreendeu a um cidadão, com 28 anos de idade, um telemóvel deixado por esquecimento no interior de viatura táxi.

A denunciante, ao chegar a Lisboa, deslocou-se para a praça de táxis do aeroporto e, dali, seguiu com destino a Fátima, apercebendo-se, pouco depois de chegar, que deixara esquecido, no interior da viatura, um telemóvel de sua propriedade.

Tentou, em vão, o contacto do condutor, optando, depois, por denunciar o assunto à PSP do Aeroporto, descrevendo o seu conteúdo.

Pelas diligências garantidas pela PSP, conseguiu-se chegar à identificação do condutor da viatura que, após este contacto policial, foi possível garantir a entrega do artigo deixado esquecido na viatura. Aquando da abordagem policial, foi possível apreender o telemóvel e restitui-lo à legítima proprietária.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 6 de maio, pelas 16h35, na união das freguesias das Águas Livres, procedeu à detenção de um homem, com 48 anos de idade, por posse de arma proibida.

Os Polícias, na Estação Ferroviária da Reboleira, avistaram o suspeito a realizar uma fogueira, causando bastante fumo, motivo esse que levou à sua abordagem. Questionado sobre os motivos da fogueira, o mesmo respondeu que estava a queimar uns papéis, no intuito de se aquecer, tendo-lhe sido ordenado que apagasse a referida fogueira, o que acatou prontamente.

No decorrer da abordagem em causa, e questionado se teria algo ilícito em sua posse, afirmou que possuía uma faca de abertura automática, tipo ponta-e-mola, afirmando que seria para sua defesa pessoal.

O detido foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal da Comarca de Lisboa Oeste, em Sintra.

Nos dias 5 e 6 de maio, na freguesia da Misericórdia, foram detidos três homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 28 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Os suspeitos foram abordados na estação ferroviária do Cais Sodré, tendo sido apreendido no total 63,2 doses individuais de haxixe.

Foto: PSP.

Todos os detidos foram notificados para comparência em Tribunal.

Fotos: PSP.

Exit mobile version