Site icon Jornal A Nação

Sintra apresenta programas direcionados à comunidade educativa

A Câmara Municipal de Sintra apresentou os programas e iniciativas municipais dirigidas às escolas da rede pública na reunião do Conselho Municipal de Educação de Sintra, realizada esta terça-feira.

A reunião teve lugar no Centro Cultural Olga Cadaval e contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que começou por assinalar que “é impossível falar em educação do presente e do futuro sem que os principais agentes vivam em estabilidade e serenidade e possam dedicar-se na plenitude das suas competências ao ensino, sendo por certo que esse é um trabalho essencial para o nosso país”.

“É na educação e no património cultural que o fundamento da nacionalidade se encontra e deve perdurar, é aquilo que nos distingue de outros países e comunidades, por isso a prioridade desta autarquia em criar projetos e iniciativas que desenvolvam uma educação cada vez mais sólida e enriquecedora”, referiu Basílio Horta”.

Para o presente ano letivo a autarquia preparou um conjunto de programas dirigidos à comunidade educativa na área da prática educativa e das competências socioemocionais, assentes em sete eixos: qualificação e inovação; cidadania e participação; inclusão; ciência, ambiente e sustentabilidade; saúde, desporto e bem-estar; cultura e artes.

O primeiro eixo, qualidade e inovação, tem como objetivo combater o abandono escolar e a saída precoce do sistema educativo, e para realizar esta medida serão tomadas medidas de apoio à diversidade da oferta formativa e divulgação da oferta educativa, através da Mostra de Oferta Educativa do concelho. Ao mesmo tempo a Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, o Centro Qualifica do Município de Sintra, a Escola Segunda Oportunidade e o Curso de Projetos de Excelência de Sintra, são outras iniciativas municipais.

No âmbito da cidadania e participação, as sessões da Assembleia Municipal Jovem estarão de regresso, após a sua interrupção devido à pandemia por COVID-19. Simultaneamente, ao longo do ano será desenvolvido o projeto da Academia de Líderes Ubunto, o Programa de Capacitação das Associações de Estudantes do Ensino Secundário de Sintra, o Programa de Voluntariado Sintra Jovem, o Fórum das Juventudes de Sintra e atividades na rede de equipamentos lúdicos municipais.

No que concerne à inclusão, será dado apoio às práticas educativas com caráter inovador e à implementação de centros de aprendizagem, de forma a criar condições para a concretização de uma escola cada vez mais inclusiva e equitativa. No que diz respeito a esta temática, será ainda dado seguimento aos Projetos Sintra Inclui+ e Sala XS.

Nas áreas da ciência, ambiente e sustentabilidade, as iniciativas Sintra Edugreen Steam, Projeto Eco-Escolas, Sintra Ambiquiz, Kids Dive, Peixes Nativos, Escola da Floresta Bloom, Forest Flow e Mãos na Serra, continuarão a ser desenvolvidas junto da comunidade escolar. Já o Programa Cientista regressa a Sintra e será desenvolvido em cinco estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, ao mesmo tempo que será concedido apoio à promoção das ciências experimentais e educação aeroespacial.

Dentro das iniciativas relativas à saúde, desporto e bem-estar, além do apoio da autarquia ao desporto escolar, será dado seguimento ao Projeto Sintra Cresce Saudável, com formação de professores e desenvolvido as iniciativas “Aprende os 3C’s – Salva uma Vida”, “O Teu Clube vai à Tua Escola”, “Super Quinas”, o Programa de Desenvolvimento da Natação e o Plano Municipal de Promoção da Utilização da Bicicleta.

O último eixo diz respeito à cultura e artes, no qual a autarquia de Sintra tem apostado numa oferta pedagógica alargada, com a realização de diversas atividades gratuitas nas suas Bibliotecas e Museus Municipais, que visam a valorização do livro, da leitura e do património.

Adicionalmente, serão levadas a cabo outras iniciativas ao longo deste ano letivo, nomeadamente “O Museu Mora Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora”, “D. Fernando vai à Escola”, Reino de Natal 2023, Orquestras Escolares de Sintra, animação do livro e da leitura, “SIgn On! Concurso de Talentos de Canto”, e ainda o desenvolvimento de atividades relativas ao cinema e à produção teatrais.

O Conselho Municipal de Educação de Sintra é um órgão consultivo, que tem como objetivo promover, a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa, em questões de âmbito da política educativa de Sintra.

Foto: CMS.

Exit mobile version