Site icon Jornal A Nação

Será o consumismo uma doença da sociedade contemporânea?

Será o consumismo uma doença da sociedade contemporânea? Que respostas terá a sociedade do consumo perante a crise económica que se avizinha? Estas são algumas das questões que vão a debate na 4.ª edição da rubrica “ágora de cá”, programa de pensamento da zet gallery, e que traz a discussão um dos mais visíveis sintomas da era das massas: as sociedades direcionadas para o consumismo.

Com o tema “As listas de lojistas e a sociedade do consumo”, a sessão realiza-se na zet gallery, no próximo dia 28, sábado, às 21h30, e convida a juntar o pensamento à arte para uma reflexão sobre o consumismo, tendo como exemplo o mais recente trabalho de João Penalva, patente na galeria em Braga, que alerta, de forma irónica e subtil, para a sociedade do consumo. 

Esta sessão terá como oradores a professora de Filosofia na Universidade do Minho, Alexandra Abranches, e o professor de Economia na mesma Universidade, Luís Aguiar-Conraria, e será moderado por Helena Mendes Pereira, diretora e curadora da galeria de arte do dstgroup.

“Há uma vontade de trazer para o panorama diário novas perspetivas e ideias sobre temas que passam despercebidos, mas que têm um grande impacto na forma como nos organizamos na sociedade e como vemos quem nos rodeia. Acreditamos que as estruturas de criação e programação cultura têm um papel fundamental enquanto agentes da mudança, e, por isso, promovemos estas sessões de debate”, refere Helena Mendes Pereira, diretora-geral da zet gallery

O objetivo desta iniciativa é organizar, regularmente, conversas, debates, ou conferências, com pensadores de diferentes disciplinas, para discutir temáticas transversais a partir da criação artística e das exposições patentes na galeria.

Recorde-se que esta galeria começou a associar as práticas artísticas a reflexões sobre o contemporâneo em outubro de 2020, dando agora continuidade numa perspetiva de, no futuro, ser a ágora por excelência da cidade de Braga. 

Zet Music Sessions

As zet music sessions regressam também ao calendário da galeria de arte em Braga e terão lugar no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 21h30, com um concerto com o coro BJazz Choir, grupo que nasceu em finais de 2012, no ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura.

Este programa pretende promover concertos intimistas no contexto das exposições patentes na galeria.

A zet gallery ocupa um território na arte e na cultura por excelência, com uma aposta de produção artística intensa, um espaço e num tempo que se pretende transdisciplinar e muito para lá dos limites de Braga, que aproximam e democratizam a cultura e a arte, e a colocam ao serviço não só das pessoas, mas também ao serviço da economia e das empresas. 

Sobre a rubrica ÁGORA DE CÁ #4

TEMA: “As listas de lojistas e a sociedade do consumo”

DATA: 28 de janeiro, sábado, 21h30 

LOCAL: zet gallery – Rua do Raio, 175 – Braga

Moderação:

Helena Mendes Pereira (diretora geral e curadora da zet gallery)

Convidados: 

Alexandra Abranches (professora de Filosofia na Universidade do Minho) 

Luís Aguiar-Conraria (professor de Economia na Universidade do Minho)

Transmissão online nas redes sociais da zet gallery e do dstgroup.

Imagem: ZG.

Exit mobile version