Site icon Jornal A Nação

Seixal Criativo abre portas à inovação e à tecnologia dia 1 de abril

Aprender a construir um drone aquático, projetar um veículo elétrico, criar uma loja online ou um jogo virtual são algumas das possibilidades que os jovens das escolas do concelho terão no âmbito do Seixal Criativo. Trata-se de um centro de aprendizagem, gratuito, na área das novas tecnologias e inovação, criado pela Câmara Municipal do Seixal.

Tecnologia, robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem são algumas das áreas de trabalho que os cerca de 80 alunos inscritos vão desenvolver no âmbito do Seixal Criativo. A inauguração oficial está marcada para o próximo sábado, 1 de abril, com a realização da Conferência «Inovação e Criatividade na Construção do Futuro», que decorre a partir das 10 horas, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

“Este é um projeto pioneiro em Portugal, que vai permitir uma maior capacitação dos nossos jovens e a criação de projetos inovadores. O Seixal Criativo oferece um mundo de possibilidades que vão marcar o concelho do Seixal nas áreas da tecnologia e da ciência”, refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

O objetivo da autarquia é proporcionar, aos jovens do concelho, uma pré-formação com ferramentas da nova economia e das novas realidades da sociedade de informação e, ao mesmo tempo, potenciar a criação de mão-de-obra qualificada que, no futuro, suporte o tecido empresarial e as necessidades do concelho.

Estes alunos, motivados para colocar a imaginação e a criatividade a funcionar, já estão a participar em reuniões, a trocar ideias, a formar grupos de trabalho e a contactar com os mentores do projeto, os especialistas em inovação e tecnologia António Câmara e Edmundo Nobre. Esta iniciativa marca também o arranque das comemorações dos 49 anos do 25 de Abril no concelho do Seixal.

Na Conferência «Inovação e Criatividade na Construção do Futuro» também se vai falar em sonhos que se tornam realidade. Disso mesmo vai dar conta o realizador e criativo John Filipe, que já trabalhou com a Weiden+Kennedy, fez anúncios para marcas como a Nike, Adidas, Audi, para o Instagram e para a série Casa de Papel, da Netflix, entre outros. Atualmente, trabalha na produtora RSA Films, do grupo do famoso realizador Riddley Scott.

Outro convidado é César Barbosa, vice-presidente e cofundador português da startup Tuga Innovations, sedeada em Vancouver, no Canadá, empresa que desenvolveu o modelo do Tuga, protótipo de um veículo 100% elétrico fabricado em Portugal.

O Seixal Criativo vai funcionar nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal com alunos do 10º ano das escolas do concelho. O objetivo é, no futuro, estender o convite aos restantes alunos dos 2º e 3º ciclos e do secundário. O trabalho é feito em horário pós-escolar, com a ajuda de mentores (estudantes do ensino superior residentes no concelho) e especialistas.

Imagem: CMS.

Exit mobile version