Atualidade
Saúde Mental discutida hoje por partidos na Ordem dos Psicólogos
Contratação de psicólogos para o SNS e centros de saúde e importância de psicólogos nas escolas, nas respostas sociais e nas organizações são alguns temas em destaque no debate

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) organiza hoje, na sua sede, às 21h00, o debate “Contributos da Psicologia e dos Psicólogos para o futuro – Propostas OPP Eleições Legislativas 2022”, para o qual foram convidados representantes dos diferentes partidos com assento parlamentar.
Moderado por Maria Flor Pedroso, o debate conta com Paulo Marques (PS), Lina Lopes (PSD), Cecília Anacoreta Correia (CDS), Anabela Castro (PAN), Isabel Mendes Lopes (Livre), Moisés Ferreira (BE), Carlos Silva Santos (CDU) e Vítor Mendonça (Iniciativa Liberal).
A saúde mental está cada mais na ordem do dia em várias áreas da nossa sociedade, e a literacia em saúde psicológica é, cada vez mais, fundamental, para haver uma maior consciência da importância dos psicólogos. “Em Portugal existem, hoje, cerca de 25 mil psicólogos, mas há milhares de portugueses sem acesso a um”, afirma o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues. Assim, um debate sobre o papel dos psicólogos e a saúde mental não podia ser mais pertinente. Entre as várias medidas sugeridas aos partidos, a OPP destaca seis propostas, entre muitas outras, que merecem atenção imediata.
« – Simplificação do processo de contratação de psicólogos para o SNS, no que concerne aos centros de saúde, nomeadamente através da equiparação do título de especialista de psicologia clínica e da saúde;
– Contratação imediata de 250 psicólogos para os centros de saúde (além do concurso dos 40 que ainda decorre), rompendo com 20 anos de ausência de reforço de profissionais de psicologia;
– Garantir a continuidade das intervenções dos psicólogos nas escolas, à semelhança de processos anteriores como do PREVPAP e da recondução sem necessidade de nova contratação, mantendo o número de psicólogos no sistema educativo e reforçando pontualmente de acordo com necessidades específicas dos contextos;
– Tornar obrigatório a existência de psicólogos nas respostas sociais vocacionadas para os cidadãos seniores com integração nos quadros de pessoal dos Serviços de Apoio Domiciliário, dos Centros de Dia e das ERPI de um número não inferior a um psicólogo por cada 40 utentes;
– Dar seguimento às recomendações do Guia Técnico Nº 3 da DGS quanto aos riscos psicossociais no trabalho e a promoção da saúde mental no trabalho tornando para isso obrigatório a presença de psicólogos nas equipas de saúde ocupacional;
– Criar uma unidade de ciências comportamentais para trabalhar transversalmente em todas as áreas das políticas públicas.»
A jornalista Maria Flor Pedroso fará a cada participante uma pergunta, que será sorteada na área e na ordem, com a possibilidade de comentário à resposta por parte dos restantes. No final, será dado um minuto a cada participante para declarações finais.
O evento terá como assistência apenas convidados da OPP, sendo transmitido em direto, online através dos canais da OPP e Redes Sociais e será promovida a sua divulgação na integra posteriormente.
Imagem: OPP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
Atualidade
Barcelos: Mais de quatro mil crianças vivem dias mágicos na natureza com “Brincadeiras sem Tempo”
Celebração do Dia Mundial da Criança

O Município de Barcelos deu hoje início às celebrações do Dia Mundial da Criança, que este ano voltam a ganhar vida com o grande evento “Brincadeiras sem Tempo”, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar. Até 30 de maio, mais de 4 000 alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo das escolas públicas do concelho vão trocar as salas de aula por uma verdadeira festa de alegria, natureza e tradição.
Num mundo dominado pelas tecnologias e pelo digital, Barcelos aposta numa viagem ao passado e à essência da infância, recuperando os jogos tradicionais que fizeram a felicidade de tantas gerações. O objetivo é claro: voltar a pôr as crianças a brincar ao ar livre, em contacto com a natureza, com criatividade, movimento e muita amizade.
Do jogo do galo ao elástico, do lencinho à corda, da corrida de sacos ao jogo da mata, são dezenas as atividades preparadas para proporcionar momentos de diversão e convívio entre os mais pequenos. O Centro Hípico transforma-se assim num grande recreio natural, onde cada canto convida a explorar, a correr e a sorrir.
Para a realização deste evento, a Câmara Municipal de Barcelos organizou uma grande operação logística, envolvendo todos os seus serviços, de modo a garantir uma experiência segura, pedagógica e inesquecível. Além dos jogos, há oficinas, ateliês e espetáculos que enriquecem ainda mais esta semana mágica dedicada às crianças.
Para que cada participante leve consigo as memórias destes dias especiais, foi criado um passaporte de atividades, onde as crianças podem registar os desafios cumpridos — em grupo ou em família — reforçando a importância do brincar na infância e promovendo os laços afetivos e comunitários.
“Com transporte assegurado e um programa pensado ao pormenor, o Município de Barcelos foca as brincadeiras no centro da infância, contribuindo para a construção de uma geração mais feliz, mais saudável e ligada às suas raízes”, sublinha em nota.
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: Homem de 38 anos detido por tráfico de estupefaciente

No dia 26 de maio, pelas 11h25, na Rua Nicolau Coelho, no Porto, a 2.ª Divisão Policial, procedeu à detenção de um homem de 38 anos de idade, empregado e na condição de sem abrigo no Porto, pelo crime de tráfico de estupefacientes.
Considerando que o local é conhecido como ponto de tráfico de estupefacientes, e durante uma vigilância efetuada, os agentes policiais constataram a presença de diversos indivíduos que se dirigiam até o local, evidenciando a prática de tráfico. Diante disso, os policiais procederam à abordagem do suspeito
Intercetado o suspeito, foi lhe dada voz de detenção e apreendido o produto suspeito de ser estupefaciente denominado de Cocaína, suficiente para 66 diárias.
O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, tendo ficado sujeito a apresentações diárias perante as Autoridades Policiais da área da sua residência.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca