Connect with us

Atualidade

Saúde Mental discutida hoje por partidos na Ordem dos Psicólogos

Contratação de psicólogos para o SNS e centros de saúde e importância de psicólogos nas escolas, nas respostas sociais e nas organizações são alguns temas em destaque no debate

Publicado

on

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) organiza hoje, na sua sede, às 21h00, o debate “Contributos da Psicologia e dos Psicólogos para o futuro – Propostas OPP Eleições Legislativas 2022”, para o qual foram convidados representantes dos diferentes partidos com assento parlamentar.

Moderado por Maria Flor Pedroso, o debate conta com Paulo Marques (PS), Lina Lopes (PSD), Cecília Anacoreta Correia (CDS), Anabela Castro (PAN), Isabel Mendes Lopes (Livre), Moisés Ferreira (BE), Carlos Silva Santos (CDU) e Vítor Mendonça (Iniciativa Liberal).

A saúde mental está cada mais na ordem do dia em várias áreas da nossa sociedade, e a literacia em saúde psicológica é, cada vez mais, fundamental, para haver uma maior consciência da importância dos psicólogos. “Em Portugal existem, hoje, cerca de 25 mil psicólogos, mas há milhares de portugueses sem acesso a um”, afirma o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues. Assim, um debate sobre o papel dos psicólogos e a saúde mental não podia ser mais pertinente. Entre as várias medidas sugeridas aos partidos, a OPP destaca seis propostas, entre muitas outras, que merecem atenção imediata.

« – Simplificação do processo de contratação de psicólogos para o SNS, no que concerne aos centros de saúde, nomeadamente através da equiparação do título de especialista de psicologia clínica e da saúde;

– Contratação imediata de 250 psicólogos para os centros de saúde (além do concurso dos 40 que ainda decorre), rompendo com 20 anos de ausência de reforço de profissionais de psicologia;

– Garantir a continuidade das intervenções dos psicólogos nas escolas, à semelhança de processos anteriores como do PREVPAP e da recondução sem necessidade de nova contratação, mantendo o número de psicólogos no sistema educativo e reforçando pontualmente de acordo com necessidades específicas dos contextos;

– Tornar obrigatório a existência de psicólogos nas respostas sociais vocacionadas para os cidadãos seniores com integração nos quadros de pessoal dos Serviços de Apoio Domiciliário, dos Centros de Dia e das ERPI de um número não inferior a um psicólogo por cada 40 utentes;

– Dar seguimento às recomendações do Guia Técnico Nº 3 da DGS quanto aos riscos psicossociais no trabalho e a promoção da saúde mental no trabalho tornando para isso obrigatório a presença de psicólogos nas equipas de saúde ocupacional;

– Criar uma unidade de ciências comportamentais para trabalhar transversalmente em todas as áreas das políticas públicas

A jornalista Maria Flor Pedroso fará a cada participante uma pergunta, que será sorteada na área e na ordem, com a possibilidade de comentário à resposta por parte dos restantes. No final, será dado um minuto a cada participante para declarações finais.

O evento terá como assistência apenas convidados da OPP, sendo transmitido em direto, online através dos canais da OPP e Redes Sociais e será promovida a sua divulgação na integra posteriormente.

Imagem: OPP.

Atualidade

Combater o esquecimento – a demência nos dias de hoje e do futuro

Publicado

on

Setembro é o mês mundial da Doença de Alzheimer, e afinal o que é esta doença tão temida? A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se desenvolve de forma insidiosa.  Existem várias formas de demência, no entanto, a doença de Alzheimer representa cerca de 60-70% de todas as demências (1). Ocorre geralmente após os 60 anos e tipicamente afeta a zona do cérebro responsável pelo pensamento, a memória e a linguagem.

A Organização Mundial da Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, e que em 2030 quase duplique e em 2050 quase triplique. Na Europa, em 2019, apontavam para mais de 193 mil e 500 pessoas com demência (2). Portugal representa o 4º país com mais casos por cada mil habitantes (3)

“Ando a ficar mais esquecido …” – Esta é a queixa habitual pela qual as pessoas recorrem ao médico por receio desta doença. No entanto, a perda de memória nem sempre é sinónimo de demência e existem outras situações médicas que podem apresentar sintomas semelhantes, como os enfartes, a depressão, o alcoolismo, entre outros.

Devemos suspeitar de demência de Alzheimer em qualquer idoso com início insidioso de perda da memória associada a dificuldade em executar tarefas familiares, perda de noção do tempo e desorientação, problemas da linguagem, trocar o lugar das coisas, alteração da personalidade ou comportamento, e perda de iniciativa (4). Na presença de perda de memória associada a pelo menos um destes sintomas, devemos procurar um profissional de saúde.

Apesar de não haver uma causa bem esclarecida para o desenvolvimento da demência de Alzheimer, existem vários fatores que podem reduzir o risco. A alimentação saudável e variada, o exercício físico, o treino cognitivo através de jogos de raciocínio, ler, escrever, atividades culturais, cozinhar, jardinagem, entre outros, e sono reparador estão entre os fatores que contribuem para travar a progressão. Além disso, é também importante o controlo da diabetes, da hipertensão arterial e do colesterol.

Comece já hoje a mudar o seu risco!

Referências:

1 – World Health Statistics, World Health Organization, 2015

2 – Alzheimer Europe, 2019

3 – Health at a Glance 2017.

4 – Centers for Disease Control and Prevention, Alzheimer’s Disease.

Por: Rita Vale Lima (Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Ronfe).

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Serviço de Apoio ao Cidadão disponibiliza agendamento online

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de colocar ao dispor dos munícipes o Agendamento Online, exclusivamente de acesso ao sistema de filas de espera para o Serviço de Apoio ao Cidadão, garantindo maior comodidade e rapidez no atendimento, antes de se deslocarem presencialmente.

O cidadão pode, assim, agendar a sua deslocação para atendimento técnico presencial para diversos serviços, nomeadamente Atendimento Geral, Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE), Cemitérios, Taxas e Licenças, Urbanismo – Informações, Urbanismo – Levantamento de Documentos e Urbanismo – Requerimentos.

Esta nova valência visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços, que podem agora marcar os seus atendimentos por meio do smartphone ou do computador, evitando filas de espera e prevenindo os serviços, permitindo mais tranquilidade na hora do atendimento.

As regras gerais de funcionamento do atendimento e/ou o agendamento para o atendimento técnico presencial podem ser consultadas em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/informacoes-uteis/horarios-de-atendimento/
O Serviço de Apoio ao Cidadão conta com atendimento presencial todos os dias úteis, das 9h00 às 16h30, integrando, ainda, atendimento telefónico através do número 258 809 304, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Braga: Detenção por roubo e resistência e coação a Polícias

Publicado

on

Ontem, pelas 12h45, a PSP recebeu uma chamada telefónica a comunicar que um indivíduo havia praticado um roubo a um cidadão, tendo-o agredido violentamente e, de seguida, colocou-se em fuga.

A PSP acionou os meios policiais no sentido de o localizar, tendo de imediato sido intercetado, o autor do roubo, um cidadão com 37 anos de idade.

Durante a abordagem policial, o mesmo teve um comportamento bastante agressivo para com os Polícias, tendo-os insultado, ameaçado e agredido.

Pelo exposto, foi o mesmo detido sendo presente no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas