Site icon Jornal A Nação

Santa Marta de Penaguião combate a vespa da galha do castanheiro

O Município de Santa Marta de Penaguião, em parceria com a RefCast, retomou as largadas do parasitóide que combate a vespa das galhas do castanheiro, uma das pragas que ameaça a produção de castanha no concelho.

Esta semana foram efetuadas 5 largadas pelos técnicos do Município, nomeadamente, nas Faldas do Marão, sendo objetivo deste Município continuar a manter o combate desta praga controlada e desta forma ajudar os produtores de castanha do concelho.

Relembre-se que a vespa das galhas do castanheiro ataca as árvores e induz a formação de galhas nos gomos e folhas do castanheiro, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo, assim, diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, além de levar ao declínio e morte dos castanheiros.

O controlo da vespa das galhas do castanheiro tem apenas a luta biológica como modo de combate autorizado, sendo realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitóide específico, o ‘Torymus sinensis’. Cada largada é composta por 120 fêmeas e 70 machos, aplicada num raio de distância de 2 km entre cada largada.

Foto: DR.

Exit mobile version