Site icon Jornal A Nação

SAAL Neon 2023 de Ângela Ferreira em exposição na Escola das Artes da Católica do Porto

Uma constelação de obras sobre o SAAL, programa estatal de construção habitacional criado após o 25 de Abril em Portugal, e uma escultura lumnica na fachada do Edifício das Artes. “SAAL Neon 2023”, da artista plástica portuguesa Ângela Ferreira, é o título da próxima exposição que vai estar patente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. A inauguração está agendada para o dia 19 de outubro, às 19h00, e a entrada é livre.

“A temática do SAAL aqui escolhida como mote de trabalho foca-se no lado participativo dos habitantes que colaboraram na construção das suas casas,” esclarece a artista plástica Ângela Ferreira. SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) é o nome de um programa estatal de construção habitacional que emerge após a Revolução dos Cravos em Portugal e que tentou suprir as necessidades habitacionais de populações desfavorecidas. “A escultura anima uma imagem remanescente de um filme, que mostra o transporte de um balde de cimento entre personagens. O aspeto humano e colaborativo da construção de uma nova sociedade é aqui celebrado”, desvenda a artista plástica sobre a escultura lumnica que será instalada na fachada do Edifício das Artes.

Nuno Crespo, curador da exposição e diretor da Escola das Artes, salienta “a exposição de Ângela Ferreira a dois atos – na sala de exposições e na fachada do edifício – é uma enorme honra e demonstra o trabalho que temos feito para que a Escola das Artes seja para os artistas, mas também para os docentes e alunos, um espaço de cocriação.”

A exposição “SAAL Neon 2023” é inaugurada dia 19 de outubro, às 19 horas, na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica, e estará patente até 5 de fevereiro de 2024. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

Sobre Ângela Ferreira

Ângela Ferreira estudou escultura (1983) na Cape Town University, África do Sul. Em 2007, foi convidada a representar Portugal na Bienal de Veneza, Itália. Também participou na Bienal de Istambul (1999), Turquia; Bienal de São Paulo (2008), Brasil; e Bienal de Gotemburgo (2015), Suécia. Vence em 2015 o Prémio Novo Branco Photo, Lisboa, Portugal. Participou em diversas exposição individuais e coletivas em instituições públicas e privadas por todo o mundo, tais como: Galeria Filomena Soares, Lisboa; Haus de Kulturen der Welt, Berlim, Alemanha; Marborough Contemporary, Londres; Michael Stevenson Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul; Frieze Art Fair, Londres; ARCO, Madrid, Espanha; Museu Serralves, Porto, Portugal; Chinati Foundation, Marfa, Texas, E.U.A.; Centro de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil; MARCO, Vigo, Espanha; MACBA, Barcelona, Espanha; Art Gallery NSW, Sydney, Austrália; De Appel Foundation, Amesterdão, Holanda; Parasol Unit (2008), Londres.

O seu trabalho está presente em diversas coleções públicas, tais como: CGAC, Santiago de Compostela, Espanha; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal; Fundação Serralves, Porto, Portugal; Market Gallery Foundation. Joanesburgo, África do Sul; South African National Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul; The Johannesburg Art Gallery, Joanesburgo, África do Sul; MEIAC – Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz, Espanha; Museion – Museum of Modern and Contemporary Art, Bolzano, Itália; The Walther Collection Neu-Ulm/Bulafingen, Alemanha; e Middlesbrough Institute of Modern Art, Inglaterra.

EXPOSIÇÃO “SAAL NEON 2023”

ÂNGELA FERREIRA · 19 OUT 23 · 05 FEV 24       

Curadoria: Nuno Crespo

Entrada Livre · de terça a sexta · 14h30 – 19h00

Local: Sala de Exposições da Escola das Artes

Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto

Foto: DR.

Exit mobile version