Site icon Jornal A Nação

Rotundas dos Quadrilheiros, em Coimbra e Figueira da Foz, reconhecem o trabalho da PSP

Ontem, 18 de abril, foram descerradas as placas toponímicas “Rotunda dos Quadrilheiros”, em Coimbra e na Figueira da Foz, como reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Polícia de Segurança Pública. A cerimónia foi presidida pelo Diretor Nacional da PSP, Superintendente Chefe Manuel Augusto Magina da Silva.

Segundo o Diretor Nacional da PSP, a designação toponímica “mais do que um nome da rotunda é um sinal de reconhecimento, neste caso do poder autárquico, pelo trabalho que a Polícia de Segurança Pública faz junto dos concidadãos que serve”.

As cerimónias contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do Presidente da Câmara Municipal da Figueira Foz, Pedro Santana Lopes, e dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Santo António dos Olivais, José Francisco Pereira Rodeiro, e de Buarcos e São Julião, Rosa Maria Martins Ferreira Baptista.

As novas toponímicas, agora inauguradas, foram propostas pela PSP e aprovadas com a máxima colaboração das autarquias e Juntas de Freguesia envolvidas.

Em Coimbra, a rotunda dos Quadrilheiros é a rotunda que faz o cruzamento entre a Avenida Elísio de Moura e a Rua Bento de Jesus Caraça. Já na Figueira da Foz, fica localizada no cruzamento entre a Avenida Dr. Joaquim de Carvalho e a Rua Dr. Mira Coelho.

Os Quadrilheiros, assim designados por D. Fernando I, eram homens bons que garantiam o policiamento das povoações, sob ordens dos alcaides.

Foto: PSP.

Exit mobile version