Site icon Jornal A Nação

Rede Casas do Conhecimento expande-se ao Alentejo

A Rede Casas do Conhecimento (RCdC), que a Universidade do Minho lançou, há dez anos, com polos em vários municípios, vai ser alargada ao Alentejo. A cerimónia realiza-se na próxima segunda-feira, às 14h30, no salão nobre da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, em Braga. A sessão pode ser acompanhada em direto no YouTube da UMinho.

O evento prevê a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, de membros da Rede Casas do Conhecimento Norte e Alentejo e de responsáveis de vários municípios.

O programa inclui a apresentação de resultados do projeto “e-Civitas: Expansão inter-regional da Rede Casas do Conhecimento” (RCdC)”, que teve apoio do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, bem como a assinatura do documento de refundação da RCdC Norte, do memorando de entendimento dos futuros membros e do protocolo Rede de RCdC.

A Rede Casas do Conhecimento visa sensibilizar e envolver as comunidades locais em desafios como a participação, aprendizagem, criatividade e experimentação tecnológica, potenciando o desenvolvimento económico-social e o empreendedorismo de base local. Está presente em 14 espaços: Largo do Paço (Braga); campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães); Boticas; Fafe; Montalegre; Paredes de Coura; Trofa; Valongo; Vieira do Minho; Vila Verde; Ponte da Barca; a título experimental, em Díli (Universidade Nacional de Timor-Leste); e, mais recentemente, na Universidade de Évora, com quem a UMinho desenvolveu o projeto e-Civitas, que visa a expansão inter-regional da RCdC para o Alentejo e a constituição da RCdC Alentejo. O site oficial é www.casasdoconhecimento.pt.

Foto: UMinho.

Exit mobile version