Site icon Jornal A Nação

Realizador Atom Egoyam regressa ao Porto para sessão única de “Convidado de Honra” no Cinema Trindade

O realizador canadiano Atom Egoyam está de regresso à cidade do Porto para uma sessão do seu filme “Convidado de Honra” (2019) que terá lugar dia 2 de novembro, no Cinema Trindade no Porto. Além da apresentação do filme, haverá uma sessão de debate com o realizador. A vinda do Egoyan surge da iniciativa da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto com a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Cinema Trindade, que promove sessões de cinema e debate com nomes fundamentais do cinema contemporâneo.

Esta já não é a primeira vez de Atom Egoyam na cidade do Porto. A primeira vinda do realizador foi em 2019 para uma masterclass e um workshop, no contexto da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada também pela Escola das Artes.

O filme “Convidado de Honra” (2019) estreou no festival de Veneza em 2019 e conta a história de um pai e de uma filha que têm um passado complicado. A filha é uma professora de música de liceu que foi acusada injustamente por abuso sexual e que foi presa, mas que quer continuar encarcerada, contra as tentativas do pai a libertar. Uma das curiosidades deste filme é que da banda sonora faz parte um fado de Amália Rodrigues.

“Procuramos, com estas iniciativas, que a Escola das Artes da Universidade Católica contribua para o programa cultural da cidade e, esta parceria com a Fundação Gulbenkian e o Cinema Trindade, permite trazer mais um grande artista do cinema internacional contemporâneo ao Porto”, salienta Daniel Ribas, coordenador do Mestrado em Cinema da Escola das Artes.

Esta iniciativa da Escola das Artes e da Fundação Calouste Gulbenkian, com o Cinema Trindade, teve início a 24 de setembro e irá prolongar-se até janeiro de 2023. As sessões seguintes contarão com a presença dos realizadores Marco Martins e João Canijo (entre dezembro 2022 e janeiro 2023).

Foto: DR.

Exit mobile version