Site icon Jornal A Nação

PSP e IPO de Coimbra sensibilizam para a problemática da violência contra os profissionais de Saúde

Com o objetivo de evitar e combater a violência no setor da saúde, efetivos da PSP de Coimbra realizaram, hoje, 14 de dezembro, no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, uma ação de sensibilização no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde.

A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional do IPO de Coimbra e realizada por polícias da 1ª Esquadra que integram o Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP).

De acordo com os responsáveis do Serviço de Saúde Ocupacional do IPO de Coimbra, o objetivo é fornecer ferramentas aos profissionais de saúde que «permitam lidar com a problemática da violência. A informação e a formação são essenciais para os profissionais saberem enfrentar determinadas situações, como, por exemplo, agressividade verbal por parte de utentes ou visitantes.

A colaboração da PSP “tem sido essencial para informar e esclarecer os nossos profissionais sobre as medidas adequadas para evitar e resolver episódios de violência”, acrescentam.

Durante a ação, foram abordados temas como denunciar, registar e monitorizar episódios de violência contra profissionais de saúde, legislação em vigor, diferença entre criminalidade e violência, como abordar um cidadão violento, enquadramento jurídico e implementação de normas e procedimentos de segurança nas instituições de saúde, entre outros.

Esta ação enquadra-se nos objetivos do Gabinete de Segurança para a Prevenção e Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde, criado em 2020, de modo a “dar resposta à consecução de um clima de segurança e confiança aos profissionais de saúde que, diariamente, se dedicam a assegurar a prestação de cuidados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde”.

Foto: PSP.

Exit mobile version