Site icon Jornal A Nação

PSP detém três jovens por roubos na zona do Estoril

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 12 de abril, pelas 07h00, em Sintra, Alcabideche e Linhó, no âmbito duma investigação relacionada com a prática de roubos, deu cumprimento a seis mandados de busca e apreensão domiciliários, tendo logrado intercetar e deter através de mandados de detenção, emitidos pela Autoridade Judiciária, três jovens, sendo um deles de 17 anos de idade e dois de 16, e ainda identificar um quarto suspeito, menor de 15 anos de idade, todos por suspeita em coautoria da prática de diversos roubos na zona do Estoril.

No âmbito das buscas domiciliárias realizadas, foi apreendida prova relacionada com o cometimento dos ilícitos. Os suspeitos, agora detidos, e o menor identificado, estão fortemente indiciados da prática em coautoria de pelo menos nove roubos, quase sempre com recurso à coação física, embora numa das situações tenha sido utilizada uma arma branca, ocorridos entre os meses de outubro e novembro de 2021, na zona envolvente ao Colégio dos Salesianos do Estoril, Jardins do Casino do Estoril, Tamariz e Estações da CP de S. Pedro do Estoril e Monte do Estoril, sendo as vítimas quase sempre jovens de pouca idade, a quem lhes era subtraído os respetivos telemóveis, entre outros pertences, avaliados em cerca de 3.800 euros.

A PSP receia que, no período em referência, possam ter sido praticados outros roubos pelos suspeitos agora detidos, os quais não tenham sido denunciados, pelo que apela às supostas vítimas ou quem as represente, que formalizem as respetivas denúncias, para que possa continuar a poder responsabilizar perante a justiça os autores de tais crimes.

Após cumpridos os formalismos legais, os detidos recolheram às salas de detenção da Polícia, onde aguardam a sua apresentação, hoje, no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, a fim de serem sujeitos a 1º interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação entendidas por adequadas.

Ocorrência do Comando Metropolitano de Lisboa

A 1ª Divisão Policial, no dia 07 de abril, pelas 10h00, na freguesia de Arroios, promoveu uma ação de fiscalização de estabelecimentos comerciais, resultando na apreensão de 108 garrafas de bebidas alcoólicas por falta de estampilha, por força do respetivo teor alcoólico (violação do nº 6 do artigo 86º – Sistema de selagem, do Código de impostos especiais de consumo).

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 11 de abril, deteve um cidadão, de 38 anos, por, nos arruamentos do Aeroporto Humberto Delgado, em ato de uma operação de fiscalização de rotina, ter sido verificado não ser possuidor de habilitação legal para conduzir. O veículo que conduzia não tinha inspeção nem seguro válido.

O condutor foi detido, constituído arguido, prestou termo de identidade e residência e foi notificado para presença em Tribunal.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, no dia 11 de abril, pelas 14h45, procedeu à detenção de um homem, com 38 anos, por pender sobre o mesmo um mandado de detenção.

Os polícias, ao chegarem à Estação Ferroviária de Oeiras, avistaram o suspeito na plataforma desta, demonstrando um comportamento suspeito, tentando colocar-se em fuga no mesmo instante que se apercebeu da presença policial, motivo esse que levou à sua abordagem.

Foi-lhe solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre o mesmo, apurando-se que tinha um mandado de detenção, para cumprimento de pena de sete anos de prisão efetiva, por um crime de burla qualificada na forma continuada, dois crimes de burla qualificada, dois crimes de falsificação ou contrafação de documento na forma continuada e um crime de falsificação ou contrafação de documento.

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, para cumprimento da pena.

A Divisão Policial de Loures, no dia 11 de abril, procedeu à detenção de um homem, de 47 anos, sobre o qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de cinco anos e seis meses de pena de prisão efetiva pela prática de dois crimes de roubo.

Após o cumprimento das formalidades legais, o detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional do Lisboa para cumprimento da pena determinada.

Foto: DR.

Exit mobile version