Site icon Jornal A Nação

PSP detém 12 pessoas em operação dirigida a rede de burlões a idosos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no âmbito da operação “SANAKAY” procedeu à detenção de 7 (sete) mulheres e 5 (cinco) homens, com idades compreendidas entre os 26 e os 48 anos de idade. Onze deles foram detidos através de Mandado de Detenção emitido por Autoridade Judiciária, por se encontrarem fortemente indiciados pela prática de vários crimes de furto qualificado, burla qualificada, roubo e associação criminosa. No decurso das buscas domiciliárias, foi ainda detido, em flagrante delito, um individuo por se encontrar na posse de armas ilegais.

A investigação, que teve o seu início em setembro de 2021, após terem sido colhidas informações que apontavam para um surto deste fenómeno no distrito de Lisboa, por um grupo organizado de indivíduos que atuava sobretudo junto da população mais idosa, aproveitando-se das suas vulnerabilidades, para conquistarem a sua confiança sob o pretexto de falsos funcionários de diversas instituições, tais como a Segurança Social, de Centros de Saúde, Banco Alimentar e de falsos amigos (entre outros), obtendo assim o acesso às suas residências, onde viriam depois a subtrair bens valiosos, como por exemplo, ouro e dinheiro.

Até ao momento, são já investigadas mais de meia centena de situações desta índole, as quais deixam as vítimas em dificuldades monetárias e conferem aos suspeitos um alegado enriquecimento ilegítimo. 

Na sequência da investigação, foi possível à PSP despoletar uma operação de grande envergadura em diferentes pontos do país, atendendo à dispersão geográfica dos suspeitos e dos ilícitos por eles praticados, sendo que as zonas do país com maior incidência nesta operação foram as áreas de Lisboa, Porto, Aveiro, Setúbal e Portalegre – locais onde os suspeitos atuavam com maior frequência.

Durante a operação, foi, ainda, apreendido: 3 armas de fogo ilegais e respetivas munições; cerca de mil joias e/ou peças em ouro com um valor aproximado de 200.000.00€ (duzentos mil euros); cerca de 44.000.00€ (quarenta e quatro mil euros) em notas do BCE; 6 (seis) viaturas de alta gama; telemóveis e outros objetos relacionados com o inquérito; e perto de uma centena de artigos de vestuário ainda com os alarmes de segurança das lojas.

Algumas das viaturas apreendidas (Foto: PSP)

“A PSP, na prossecução de uma estratégia de combate e prevenção da criminalidade violenta e grave, continuará a envidar esforços para neutralizar as referidas práticas criminais e a contribuir para aumentar o sentimento de segurança junto das populações”, assevera em nota.

Foto: DR.

[Ndr: notícia atualizada a 12.07.2022, pelas 13h24, com fotos]

Exit mobile version